Brusque enfrenta o Trem pela Copa do Brasil e tem força máxima à disposição

Quadricolor tenta passar da primeira fase pelo terceiro ano consecutivo

Brusque enfrenta o Trem pela Copa do Brasil e tem força máxima à disposição

Quadricolor tenta passar da primeira fase pelo terceiro ano consecutivo

Enfrentando mais de 3,6 mil quilômetros de viagem, o Brusque enfrenta o Trem às 20h30 desta quarta-feira, 19, no Zerão, em Macapá (AP), pela primeira fase da Copa do Brasil.

O quadricolor chega embalado após a vitória por 4 a 1 sobre o Concórdia, fora de casa, e tenta chegar à segunda fase da competição pelo terceiro ano consecutivo. Do outro lado, a Locomotiva faz apenas seu segundo jogo no ano, vivendo problemas para a liberação de público às vésperas do jogo.

Todos os jogadores do Brusque estão à disposição do técnico Filipe Gouveia, sem desfalques por suspensão para a Copa do Brasil. Mateus Pivô e Ianson, que cumpriram suspensão no Catarinense contra o Concórdia neste domingo, 16, viajaram com a delegação e chegam mais descansados. Em recuperação de lesões, continuam o zagueiro Maurício e o atacante Luizinho.

Se for com força máxima, um possível time do Brusque tem Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Ianson, Éverton Alemão, Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Serrato; Diego Mathias (Paulinho Moccelin), Biel, Guilherme Pira; Pollero.

Em 2025, o Brusque tem três vitórias, quatro empates e três derrotas, com 10 gols marcados e sete sofridos. Guilherme Pira é o artilheiro da equipe, com quatro gols.

Esta é a 10ª participação do Brusque na Copa do Brasil. A melhor campanha foi obtida em 2020, quando o quadricolor eliminou Sport, Remo e Brasil de Pelotas, sendo eliminado na quarta fase pelo Ceará. Em 2023 e 2024, passou da primeira fase, vencendo Marília-SP e GAS-RR, respectivamente.

Se vencer o Trem, o quadricolor enfrenta o vencedor de Olaria-RJ x ABC, jogo que começa às 21h30 desta quinta-feira, 20, no Moça Bonita.

Viagem longa

Após o jogo contra o Concórdia fora de casa, neste domingo, 16, a delegação do Brusque foi de ônibus a Chapecó. Ficou algumas horas num hotel e, na madrugada, já se deslocou até o aeroporto, para um voo até Guarulhos.

O time ficou na Grande São Paulo ao longo de toda a segunda-feira, 17, embarcando por volta das 21h rumo a Belém. Chegou a capital paraense pouco após a meia-noite e o voo até Macapá teve início às 2h20. A delegação quadricolor chegou ao hotel por volta das 4h. A viagem tem mais de 3,6 mil quilômetros.

Trem

O Trem iniciou sua pré-temporada em 10 de janeiro. Doze dias depois, disputou seu único jogo em 2025 até o momento: derrota por 4 a 1 para o São Raimundo-RR, pela primeira fase da Copa Verde, no Canarinho, em Boa Vista (RR). Mauro Ajuruteua marcou o gol da Locomotiva, que estreia no estadual em março.

O técnico da Locomotiva é Sandro Macapá, ex-jogador que já treinou a equipe em diversas oportunidades. Foi o treinador ao longo de toda a temporada 2024, com uma rápida passagem pelo pelo Itupiranga na segunda divisão paraense.

Um dos destaques da equipe é o ponta Pedro Foguete. Lateral de ofício, passou a ser utilizado no ataque e encerrou 2024 pelo Trem com cinco gols no Amapaense e um na Série D. O jogador de 29 anos fez carreira principalmente em clubes do Norte do país e das divisões inferiores do Rio de Janeiro.

Com base no time que fez o único jogo do ano e nos reforços recém-chegados, uma escalação contra o Brusque pode ter Victor Lube; Adriano Maldinni, Neto Sergipano, Gabriel Recife, Rubran, Wendel; Douglas (João), Tácio, Dudu; Pedro Foguete e Aleilson.

Histórico

O Trem é o único representante do seu estado no Brasileiro Série D deste ano. Foi campeão das quatro últimas edições do Campeonato Amapaense.

Fundado em 1947, chega à sua oitava participação na Copa do Brasil. Já jogou em 1993, 2008, 2011, 2012, 2022, 2023 e 2024, ficando sempre na primeira fase. A nível estadual e regional, tem 10 títulos do Amapaense e oito do Torneio Integração da Amazônia. Tem ainda sete participações na Série D e uma na Série C, em 2004. Jogou também três edições da Copa Verde.

Problemas no estádio

O Zerão, estádio do Governo do Amapá, é a principal praça esportiva do estado, mas não tinha os laudos técnicos e de segurança necessários para receber jogos com público. A partida teve risco de ser realizada com portões fechados. Vistorias foram realizadas nesta segunda-feira, 17, e terça-feira, 18.

Ainda assim, o Trem vende ingressos para o jogo. O preço único é R$ 40 mais taxa do site, com direito a meia entrada. O estacionamento é cobrado a parte, podendo ser pago também de forma online.

Arbitragem

O trio é rondoniense. Jonathan Antero Silva apita a partida, auxiliado por Joverton Wesley de Souza Lima e Renato Aparecido dos Reis Oliveira. Edielson da Silva Azevedo (AP) é o quarto árbitro.

Trem x Brusque em tempo real

Acompanhe Trem x Brusque com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 20h. A partida não tem transmissão televisiva.


Assista agora mesmo!

Bar da Toca, no subsolo de restaurante, foi curioso point em Brusque no século 20:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo