Brusque integra novo órgão regional de turismo

Instância de Governança do Vale Europeu foi criada para regionalizar iniciativas em 17 municípios

Brusque integra novo órgão regional de turismo

Instância de Governança do Vale Europeu foi criada para regionalizar iniciativas em 17 municípios

Representantes de 17 municípios do Vale do Itajaí – dentre eles Brusque – criaram a Instância de Governança do Vale Europeu em reunião realizada na semana passada. Com a fundação do órgão, o objetivo dos gestores é regionalizar as ações turísticas e, assim, atrair mais público para as cidades.

Jorge Luiz Ramos, executivo do Brusque Convention e Visitors Bureau, foi indicado como o vice-presidente da Instância de Governança. Ele explica que a ideia é que a entidade funcione como um elo entre os municípios e o governo do estado. Na hora de criar qualquer roteiro ou ação voltada ao turismo, as prefeituras deverão enviar o planejamento para a Instância analisar.

A meta é que por meio do organismo os municípios criem roteiros turísticos regionalizados. “O turismo tem que ser pensado de forma regionalizada ou até mesmo estadualizada”, diz. Ramos afirma que a equipe técnica da Instância de Governança irá avaliar cada proposta e, se for o caso, indicar melhorias.

Por exemplo, Pomerode e Blumenau são cidades que tem o turismo consolidado, assim como os municípios litorâneos na alta temporada. Segundo Ramos, por meio da Instância de Governança será possível que Brusque, Guabiruba, Botuverá e outras cidade menores também se beneficiem por meio de ações coordenadas.

O vice-presidente da Instância ressalta que este trabalho regionalizado já é feito, mas em menor escala, pelo Convention e Visitors Bureau. A entidade trabalha com roteiros que atraem turistas de países da América do Sul e os traz para o Litoral. Nesta vinda, eles aproveitam para a passar por Brusque. A ideia é ampliar o alcance de ações como esta.

Divisão temática

A criação da Instância de Governança é uma recomendação do Ministério do Turismo. Basicamente, o órgão deve funcionar como o braço do governo federal nas regiões turísticas. Outras macrorregiões de Santa Catarina já possuem instâncias, e agora o Vale Europeu faz parte deste grupo.

O primeiro presidente da Instância de Governança do Vale Europeu é Valmir Zanetti, também presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention Visitors Bureau. Ele explica que a entidade foi organizada por temas. Cada diretoria é direcionada a um objetivo, são elas: Legislação, Articulação e Mobilização Regional, Segmentação e Roteirização, Qualificação Profissional, Administrativo-Financeiro de Projetos e Investimentos, Ordenamento e Infraestrutura e Promoção e Comercialização.

Segundo Zanetti, a instância servirá para reivindicar melhorias nos governo federal e estadual. “Um dos exemplos práticos disso é a sinalização dos atrativos em vias estaduais. Defenderemos questões como essa com mais força a partir do momento em que tivermos uma entidade regional forte”, diz.

“O turismo tem que ser pensado de forma regionalizada ou até mesmo estadualizada” – Jorge Luiz Ramos, executivo do Brusque Convention e Visitors Bureau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio