Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC
Brusque perde para o Athletico com gol no início do jogo e está fora da Copa do Brasil
Quadricolor teve gol anulado e diversas chances de empatar a partida; no segundo tempo, time cansou e Matheus Nogueira fez grandes defesas
O Brusque perdeu por 1 a 0 para o Athletico na noite desta terça-feira, 20, na Ligga Arena, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Kauã Moraes fez o gol nos primeiros instantes de jogo. O quadricolor teve boas chances de empate, e até um gol anulado pelo VAR. Contudo, não conseguiu levar o jogo aos pênaltis e manteve o placar mínimo com grandes defesas de Matheus Nogueira.
Com o resultado, a equipe está fora da competição, e o time paranaense encerra uma sequência de cinco jogos sem vencer.
Começando atrás
O Athletico precisou de menos de dois minutos para abrir o placar. Isaac atacou pela ponta esquerda, deixou Diego Mathias na saudade e chutou. Matheus Nogueira defendeu e, no rebote, o garoto Kauã Moraes, livre de marcação, completou de primeira para o gol.
Logo depois, os anfitriões tentaram atacar para ampliar a vantagem. Aos 12 minutos, Renan Peixoto limpou para a perna direita e soltou uma bomba cruzada. A bola passou com perigo, à direita de Matheus Nogueira.
VAR em ação
O quadricolor levou algum tempo, mas começou a chegar ao ataque. Aos 13 minutos, Biel desarmou, Álvaro fez o passe e Paulinho Moccelin chutou de fora. A bola bateu na marcação, encobriu Mycael e saiu com muito perigo, caindo em cima da rede.
Aos 15, Biel chutou de voleio e Habraão bloqueou com o peito. Na sequência, Alex Ruan chutou de longe e a bola subiu demais.
No minuto seguinte, quase saiu o empate. Em cobrança de falta, Alex Ruan alçou a bola na área. Mycael saiu mal do gol, a bola bateu em Habraão e entrou. Contudo, pareceu também ter tocado à mão direita de Álvaro, levantada no lance. O VAR chamou o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva para a revisão no monitor e o gol foi anulado.
Bom jogo
A partida ficou totalmente aberta, com o Brusque fazendo um bom jogo e procurando o ataque a todo momento. Contudo, faltava qualidade ao se aproximar da área. Um cabeceio sem força de Álvaro, uma tabela incompleta de Diego Mathias e um cruzamento de Alex Paulino, quando havia condições de finalizar, foram os principais lances brusquenses.
O Athletico tentava dobrar a vantagem em contra-ataques. Matheus Nogueira fez boas defesas em chutes mais fracos de Renan Peixoto e Isaac, aos 32 e aos 36 minutos, respectivamente.
Biel ficou próximo do empate aos 37. Arriscou de longe com um bom chute e a bola passou muito perto da gaveta, à esquerda de Mycael. O goleiro ficou só olhando.
Quase o empate
O segundo tempo começou com tudo. Logo após Matheus Nogueira defender chute de Luiz Fernando, o Brusque foi para cima, com dois minutos. Paulinho Moccelin arrancou pela esquerda e foi desarmado. Thomaz ganhou a dividida, Diego Mathias pegou a sobra e chutou colocado, com categoria. Houve leve desvio e a bola passou muito perto do gol, à direita de Mycael.
Aos quatro minutos, João Veras perdeu chance incrível. Moccelin fez o passe a Thomaz, que, de primeira, serviu o centroavante. João Veras finalizou na saída de Mycael, que fez excelente defesa. Na sequência, Alex Paulino errou o lance e a bola sobrou mais tranquila para o goleiro do Athletico.
Matheus Nogueira salva
A partida continuava aberta, mas nos minutos seguintes ao bom início, não havia finalizações claras. O Athletico conseguia reter mais a posse de bola, mas demorou a ameaçar o Brusque de fato.
Renan Peixoto desperdiçou enorme chance do segundo gol rubro-negro, aos 29 minutos. Recebeu passe em posição duvidosa, invadiu a área pela esquerda e saiu sozinho com Matheus Nogueira. Finalizou rasteiro e o goleiro defendeu sem rebote.
Aos 32, Matheus Nogueira fez boa defesa em chute firme de Esquivel. Dois minutos depois, Vinni Faria foi displicente na saída de bola e Esquivel, novamente, soltou uma bomba da entrada da área. Matheus Nogueira fez fantástica defesa para escanteio.
Minutos finais
O Brusque pareceu ter perdido muito fôlego a partir dos 20 minutos, e não conseguia impor uma pressão em busca do empate. Era o Athletico que estava muito mais próximo de um gol, trocando passes no ataque, sem tomar contra-ataques.
Aos 43, Robinho cobrou falta do lado esquerdo, em direção ao gol. A bola rebateu em alguns jogadores até ficar com Mycael. O quadricolor já estava exausto em campo, sem recompor a defesa e sem perna para atacar com perigo. Alex Ruan já havia saído sentindo possível lesão aos 42, deixando o quadricolor com um a menos.
O Athletico ainda perdeu chances do segundo gol perto dos acréscimos. Matheus Nogueira defendeu chute de Zapelli em dois tempos e Renan Peixoto escorregou na área no momento de uma finalização. O goleiro quadricolor ainda fez duas defesas em sequências de Tevis, aos 48.
Próximo jogo
O Brusque volta a campo às 19h30 desta segunda-feira, 26, contra o São Bernardo, pela sétima rodada da Série C. O Athletico recebe o Athletic-MG na Ligga Arena às 16h de sábado 24, pela nona rodada da Série B.
Athletico 1×0 Brusque
Copa do Brasil
Terceira fase – volta
Terça-feira, 20 de maio de 2025
Ligga Arena, Curitiba
Athletico: Mycael; Kauã Moraes (Belezi), Habraão, Léo, Esquivel; Felipinho, Giuliano (Falcão), João Cruz (Zapelli); Isaac, Luiz Fernando (Kevin Velasco); Renan Peixoto.
Técnico: João Correia
Brusque: Matheus Nogueira; Thiago Freitas (Ítalo), Éverton Alemão, Jhan Pool Torres, Alex Ruan; Jean Mangabeira, Alex Paulino; Diego Mathias (Vinni Faria), Biel (Thomaz), Paulinho Moccelin (Robinho); Álvaro (João Veras).
Técnico: Filipe Gouveia
Gol: Kauã Moraes
Cartões amarelos: Thiago Freitas, Alex Ruan; Kauã Moraes, João Correia
Trio de arbitragem (MG): Paulo Cesar Zanovelli da Silva, auxiliado por Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Junio de Souza.
Quarto árbitro: Lucas Casagrande (PR)
VAR (RJ): Rodrigo Nunes de Sá, auxiliado por Daniel do Espírito Santo Parro e Grazianni Maciel Rocha
Assista agora mesmo!
Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas: