Brusque recebe 21 aparelhos para identificação de sinais de alerta da dengue
Equipamentos serão destinados a Unidades de Saúde
Equipamentos serão destinados a Unidades de Saúde
O município de Brusque recebeu do Governo do Estado 21 aparelhos de hematócrito rápido, também conhecidos como hemoglobinômetros, que serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para auxiliar no diagnóstico e monitoramento de casos de dengue.
A chegada dos equipamentos faz parte de uma estratégia de prevenção e resposta ao aumento dos casos da doença, previsto pelo Ministério da Saúde para os próximos meses.
Os hemoglobinômetros são fundamentais para medir os níveis de hemoglobina no sangue e detectar sinais de alerta em pacientes com dengue.
Um aumento na concentração do hematócrito pode indicar complicações da doença, tornando necessária uma intervenção médica rápida, como hidratação venosa e, em alguns casos, transferência para um hospital para observação e tratamento continuado.
A distribuição dos aparelhos contempla 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Pronto Atendimento 24 horas.
“Os equipamentos garantem um agilidade no manejo do paciente com dengue, evitando que os casos evoluam para formas graves da dengue. Com isso, busca-se desafogar hospitais e diminuir o tempo de espera dos exames laboratoriais, garantindo um tratamento mais rápido e eficaz”, explica a secretária de Saúde, Dr. Thayse Rosa.
Os equipamentos devem chegar nas UBSs ainda nesta semana. A previsão é que a partir de segunda-feira, 24, já esteja disponível para a população. Neste ano, Brusque registrou até então, dois casos de Dengue e outros seis estão em investigação.
As unidades que receberão os aparelhos são:
Algumas UBS não receberam os equipamentos, mas os pacientes podem se dirigir à UBS mais próximos ou ao PA 24H para realização do exame.
Confira as alternativas:
Leia também:
1. Brusquense que busca dar a volta ao mundo chega a 50 países visitados
2. Moradores terão que pagar para adequar calçadas irregulares em Brusque, e prefeitura dará asfalto novo em contrapartida
3. Após quatro décadas, padre Adilson José Colombi publica sua última coluna no jornal O Município
4. Inspetoria do Crea realizou mais de 2 mil fiscalizações em Brusque em 2024
5. Rodolfo Potiguar chega à marca de 250 jogos pelo Brusque
Danceteria Komitte reuniu jovens dos anos 1990 e 2000 em diversas festas temáticas: