Secretaria de Saúde de Brusque ampliará programa de assistência domiciliar

Previsão da pasta é que melhorias e inscrições estejam disponíveis a partir de março

Secretaria de Saúde de Brusque ampliará programa de assistência domiciliar

Previsão da pasta é que melhorias e inscrições estejam disponíveis a partir de março

Está prevista para março a ampliação do programa de assistência domiciliar, que presta auxílio hospitalar a pacientes acamados de Brusque, que passará a se chamar Homecare e Cuidados Paliativos. De acordo com o secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, a pasta está à procura por um local para ter como sede do serviço, para facilitar o atendimento.

A ideia do programa é fornecer uma estrutura próxima a de um quarto de hospital a pacientes acamados, com doenças crônicas, ou casos específicos. Desde a cama específica de hospital até medicamentos, fraldas e outros utensílios.

Estarão à disposição do programa profissionais de nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, além de um médico e uma enfermeira. Além de consultas, o atendimento inclui a aplicação de curativos e medicação. Familiares recebem orientações sobre como cuidar do paciente acamado.

“É uma demanda antiga da sociedade, em especial da população mais carente. A ideia é evitarmos a hospitalização de algumas pessoas, especialmente de casos nos quais o paciente fica melhor com a família. E com a pandemia, as visitas não têm sido possíveis, o que acaba sendo ruim para os pacientes. O objetivo é humanizar mesmo o atendimento”, comenta Souza.

Os métodos de inscrição e as instruções sobre como procurar pelo serviço serão divulgados em data próxima do anúncio oficial da abertura do programa de Homecare e Cuidados Paliativos. Homecare significa “cuidado em casa” em inglês.

Em maio de 2019, quando a Secretaria de Saúde lançou o programa original, 143 enfermos se enquadravam no público-alvo, com 51 pessoas selecionadas para atendimento prioritário. Destas, 28 haviam sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de oito com Alzheimer, oito com Câncer, um com paralisia cerebral, um com mal de parkinson e outro com esclerose múltipla.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo