Brusque sedia primeira fase do Campeonato Catarinense de patinação artística

15 clubes estão confirmados, com patinadores de 4 a 49 anos

Brusque sedia primeira fase do Campeonato Catarinense de patinação artística

15 clubes estão confirmados, com patinadores de 4 a 49 anos

Desta quinta-feira, 16, até domingo, 19, Brusque será palco da primeira fase do Campeonato Catarinense de Patinação Artística. O evento, que está na 20ª edição, contará com aproximadamente 300 atletas de todo o estado, entre eles campeões mundiais da modalidade.

O número de equipes participantes é significativo: São 15 clubes confirmados: isso representa mais de um terço do total de integrantes do Campeonato Brasileiro de Patinação Artística no ano passado. Patinadores de várias idades se apresentarão no município, sendo a mais nova de 4 anos e a mais experiente de 49.

Brusque terá duas equipes representando o município-sede. O Grupo de Patinação Artística do Colégio Cultura, que contará com 28 atletas, e o Cônsul Carlos Renaux, que participará do evento com 18.
Representantes de todas as categorias disputarão medalhas. O evento será realizado das 8h às 21h30 e é aberto ao público com entrada franca. A abertura oficial será amanhã, às 20h30.
Luta pela superação
A última vez que Brusque sediou o Campeonato Catarinense de Patinação Artística foi há dois anos. Na época, a organização foi bem elogiada, como conta um dos técnicos do Colégio Cultura e também responsável pela elaboração do evento, Ubiratan Branquinho, o Bira. “Todos disseram que não lembravam de uma competição tão bem feita. Tudo isso gera uma expectativa de superação. Não podemos estragar a imagem que ficou”, explica.

Para realizar um evento de proporções ainda maiores, o trabalho da organização começou desde terça-feira na Arena Brusque. O cenário, colorido e temático, foi em grande parte produzido pelas mãos da comissão técnica do próprio colégio.

Além da organização do evento, Bira divide as atenções também com a participação de sua equipe no Catarinense. Segundo ele, a preparação para a apresentação foi um processo longo. “São seis meses de treino e adaptação, analisando os resultados que tivemos ano passado e corrigindo erros”.

Durante este período, segundo ele, equipe e comissão técnica do colégio não mediram esforços para que tudo corresse bem na competição. “Só tínhamos os horários do meio-dia para treinar. Muitas vezes ensaiamos sem almoçar. O trabalho foi pesado, mas o resultado vai ser gratificante”, diz.
O treinador define o processo de criação da coreografia para o patinador como um trabalho que necessita de vários fatores, desde a escolha da música até o figurino a ser utilizado. “A patinação artística é um casamento entre estilo, música e figurino”, diz Bira.

A competição
Os patinadores terão suas apresentações avaliadas individualmente por técnicos da Federação Catarinense de Patinação Artística. Existem três estilos de apresentação que serão realizadas na Arena: Solo Dance, à qual o partinador apresenta uma coreografia elaborada previamente; Figuras Obrigatórias, em que são avaliados os fundamentos básicos e a postura do patinador; e Open Loops, estilo que valoriza os giros na pista.
Dentro dos estilos, existem mais de 30 categorias separadas por idade. As apresentações levam o dia todo, com início às 8h e encerrando por volta das 22h.
No peito
Segundo a diretora do Colégio Cultura, Cássia Krainski, não foi fácil sediar a competição no município. Com dificuldade em conseguir apoio, ela confessa que o grupo só manteve a ideia de organizar o evento porque já havia se comprometido. “Não está fácil para o empresariado, mas mantivemos a nossa palavra e esperamos fazer um excelente campeonato”.

Para ela, mais importante do que a falta de recursos, é a ausência de prestígio na modalidade que se fortalece cada vez mais tanto no estado, quanto em Brusque. “Formamos atletas campeãs catarinenses. Temos um grupo de 30 patinadoras, e hoje somos referência na patinação artística, mas pouco se ouve falar sobre isso”, diz. Para sediar a competição, o Cultura contou com apoio da FME e da loja de departamentos Havan.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio