Brusque tem manifestação contra escala 6×1 no Dia do Trabalhador
Ato vai acontecer em diversas cidades do Brasil
Ato vai acontecer em diversas cidades do Brasil
Liderado pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Brusque terá uma manifestação contra a escala 6×1 nesta quinta-feira, 1º, feriado pelo Dia do Trabalhador. O movimento defende a redução da atual jornada de trabalho sem a redução do salário.
Em Brusque, a concentração está marcada para as 16h30, em frente ao Terminal Urbano, no Centro. São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Recife são algumas das cidades que já confirmaram a manifestação nesta quinta-feira, além de outras cidades catarinenses, como Florianópolis, Blumenau e Joinville.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), tramita na Câmara dos Deputados e pretende discutir o fim da escala 6×1. O projeto prevê a redução do limite de horas semanais trabalhadas para o modelo de quatro dias de trabalho e três de folga, ou seja, a escala 4×3.
Além disso, a proposta também tem o objetivo de reduzir o limite atual de trabalho para 36 horas semanais, com a carga máxima de oito horas por dia.