Brusque terá campanha de multivacinação durante mês de outubro

Vigilância em Saúde quer mitigar risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil

Brusque terá campanha de multivacinação durante mês de outubro

Vigilância em Saúde quer mitigar risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil

A Campanha Multivacinação promovida pela Prefeitura de Brusque acontece entre os dias 16 e 28 de outubro. Além disso, o Dia D, no sábado, 21, terá atendimento estendido em salas de vacina por toda a cidade.

Diretora de Vigilância em Saúde, Carol Maçaneiro explica que o objetivo desta campanha é atualizar as cadernetas de vacinação e elevar as coberturas vacinais.

“Queremos reduzir o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil, pois a importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas também porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves”.

Nos últimos anos, o país vem registrando queda na cobertura de diversas vacinas. Este declínio começou a ser registrado em 2012, acentuou-se a partir de 2016 e piorou ainda mais devido à pandemia da Covid-19. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em abril deste ano, quase 26% da população infantil não recebeu nenhuma dose de vacina em 2021.

Vacinas essenciais como a BCG, a tríplice bacteriana e as contra a hepatite B e a poliomielite, têm taxas de cobertura menores que as médias mundiais.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado em 2022, os índices de cobertura vacinal, que chegaram a 97% em 2015, caíram a 75% em 2020, índice que não era tão baixo desde 1987. As maiores quedas dizem respeito às vacinas para a BCG (38,8%) e a Hepatite A (32,1%), entre 2015 e 2021.

“O Brasil sempre apresentou uma grande cobertura vacinal, mas nos últimos anos vem registrando uma queda das coberturas vacinais, e com isso o risco da reintrodução de doenças que já estavam eliminadas no país”, destaca Carol.

Incentivo à vacinação

Entre os principais imunizantes que serão aplicados durante a campanha, além da Poliomielite, estão as vacinas contra sarampo, rubéola, febre amarela, HPV (papilomavírus humano) e a meningocócica ACWY.

“Em nome da Secretaria de Saúde e da Vigilância Epidemiológica convido todas as crianças e adolescentes a buscarem juntamente com seus responsáveis estas salas de vacinas, a fim de receber esses imunizantes e colocar sua Caderneta de Vacinação em dia”, ressalta Carol.

O atendimento nas salas de vacinas das UBS, de segunda à sexta-feira, acontece de 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Na Policlínica, vai das 8h30 às 20h. No Dia D, sábado, 21, as doses serão aplicadas das 8h às 17h.


Assista agora mesmo!

Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo