Brusque terá parada Anti Corrupção neste sábado, dia 21

Brusque terá parada Anti Corrupção neste sábado, dia 21

No próximo sábado, 21 de abril, acontecerá uma série de manifestações em todo o território brasileiro. Trata-se do Movimento “Dia do Basta a Corrupção”, que em Brusque é apoiado e representado pelo Movimento BEM (Brusque Ética e Moral).

O evento, em Brusque, acontece às 16 horas na Praça Sesquicentenário exatamente em frente aos três poderes constitucionais, Executivo, Legislativo e Judiciário. 


O Movimento BEM é totalmente apartidário, pois é formado por diversas entidades representativas de Brusque, entre elas o INC – Instituto Nossa Cidade, Observatório Social de Brusque, UBAM, OAB, Uniasselvi, Unifebe, Movimento O Sul é Meu País, ACIBr, Sintrivest, dentre outras. 

Na pauta nacional de reivindicações estão a real aplicação da “Lei da Ficha Limpa” nas eleições de 2012, o fim do voto parlamentar secreto, a aprovação de legislação que transforme Corrupção em crime hediondo, o fim do foro privilegiado e a justiça imparcial e ágil. 

Segundo o coordenador geral do BEM, Ronald Ivar Kamp, a entidade também está trabalhando para manter os 10 vereadores na próxima legislatura, diferentemente do que foi aprovado pela Câmara.

– Estamos colhendo assinaturas para entrar com um projeto de lei de iniciativa popular tentando reverter este quadro, votado a revelia do que pensa a população brusquense – assinalou. 

“Mural dos indignados” vira varal na Praça Sesquicentenário 

Na noite de terça-feira, 17, a coordenação do BEM se reuniu na sede do Observatório Social e discutiu as estratégias de trabalho para o próximo sábado. Uma das decisões tomadas é que diferentemente das demais cidades do país, em Brusque não haverá caminhada e sim concentração na Praça Sesquicentenário. 

Com carro de som, microfones abertos à população, cartazes e faixas o BEM resolveu inovar nesta edição do Dia do Basta. Os participantes poderão soltar a sua indignação através de um mural de papel, escrevendo frases e manifestando-se por escrito.

– Estas manifestações populares serão clipadas em um varal que ficará exposto na praça durante toda a tarde de sábado, mesmo após a manifestação – diz Evandro Gevaerd, membro da coordenação do evento. 


– Aos poucos estamos vendo que a sociedade civil está se organizando e expondo seu ponto de vista e sua indignação contra uma série de situações no país. Isso é muito bom e por isso estamos convidando a população de Brusque para participar destas manifestações. Juntos nós somos fortes – assinala Claudemir Lopes

Movimento nas Redes Sociais 

Um dos diferenciais destas manifestações é a sua origem nas redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e outros. A Marcha Contra a Corrupção vem sendo realizada a partir dos contatos via internet e que aos poucos vão tomando corpo em organizações como o BEM de Brusque e outras. 

Para os que quiserem ter maiores informações sobre estas manifestações podem acessar as páginas oficiais de divulgação em nível nacional.

Veja a página do movimento no Facebook.
Para o movimento brusquense, acesse AQUI.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio