X
X

Buscar

Brusque terá parada Anti Corrupção neste sábado, dia 21

No próximo sábado, 21 de abril, acontecerá uma série de manifestações em todo o território brasileiro. Trata-se do Movimento “Dia do Basta a Corrupção”, que em Brusque é apoiado e representado pelo Movimento BEM (Brusque Ética e Moral). O evento, em Brusque, acontece às 16 horas na Praça Sesquicentenário exatamente em frente aos três poderes […]

No próximo sábado, 21 de abril, acontecerá uma série de manifestações em todo o território brasileiro. Trata-se do Movimento “Dia do Basta a Corrupção”, que em Brusque é apoiado e representado pelo Movimento BEM (Brusque Ética e Moral).

O evento, em Brusque, acontece às 16 horas na Praça Sesquicentenário exatamente em frente aos três poderes constitucionais, Executivo, Legislativo e Judiciário. 

O Movimento BEM é totalmente apartidário, pois é formado por diversas entidades representativas de Brusque, entre elas o INC – Instituto Nossa Cidade, Observatório Social de Brusque, UBAM, OAB, Uniasselvi, Unifebe, Movimento O Sul é Meu País, ACIBr, Sintrivest, dentre outras. 

Na pauta nacional de reivindicações estão a real aplicação da “Lei da Ficha Limpa” nas eleições de 2012, o fim do voto parlamentar secreto, a aprovação de legislação que transforme Corrupção em crime hediondo, o fim do foro privilegiado e a justiça imparcial e ágil. 
Segundo o coordenador geral do BEM, Ronald Ivar Kamp, a entidade também está trabalhando para manter os 10 vereadores na próxima legislatura, diferentemente do que foi aprovado pela Câmara.

– Estamos colhendo assinaturas para entrar com um projeto de lei de iniciativa popular tentando reverter este quadro, votado a revelia do que pensa a população brusquense – assinalou. 

“Mural dos indignados” vira varal na Praça Sesquicentenário 
Na noite de terça-feira, 17, a coordenação do BEM se reuniu na sede do Observatório Social e discutiu as estratégias de trabalho para o próximo sábado. Uma das decisões tomadas é que diferentemente das demais cidades do país, em Brusque não haverá caminhada e sim concentração na Praça Sesquicentenário. 
Com carro de som, microfones abertos à população, cartazes e faixas o BEM resolveu inovar nesta edição do Dia do Basta. Os participantes poderão soltar a sua indignação através de um mural de papel, escrevendo frases e manifestando-se por escrito.

– Estas manifestações populares serão clipadas em um varal que ficará exposto na praça durante toda a tarde de sábado, mesmo após a manifestação – diz Evandro Gevaerd, membro da coordenação do evento. 

– Aos poucos estamos vendo que a sociedade civil está se organizando e expondo seu ponto de vista e sua indignação contra uma série de situações no país. Isso é muito bom e por isso estamos convidando a população de Brusque para participar destas manifestações. Juntos nós somos fortes – assinala Claudemir Lopes
Movimento nas Redes Sociais 
Um dos diferenciais destas manifestações é a sua origem nas redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e outros. A Marcha Contra a Corrupção vem sendo realizada a partir dos contatos via internet e que aos poucos vão tomando corpo em organizações como o BEM de Brusque e outras. 
Para os que quiserem ter maiores informações sobre estas manifestações podem acessar as páginas oficiais de divulgação em nível nacional.

Veja a página do movimento no Facebook.
Para o movimento brusquense, acesse AQUI.