Brusque termina Jasc com queda na pontuação, mas traz taças ao município

Delegação fica na 10ª colocação geral de pontos, três posições abaixo da última edição

Brusque termina Jasc com queda na pontuação, mas traz taças ao município

Delegação fica na 10ª colocação geral de pontos, três posições abaixo da última edição

A 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi encerrada no sábado, 11, após 10 dias de competições em 26 modalidades. Brusque completou sua jornada na competição com queda nos quadros de pontos, troféus e medalhas, em comparação com o último Jasc, mas, contando nesta edição com mais atletas locais, as conquistas foram bastante celebradas.

O município encerrou sua participação com a 10ª posição no quadro de pontos, dois abaixo de 2015, na última edição da competição. Em medalhas a queda foi mais brusca: de 8º para 17º lugar. Já nos troféus, Brusque ficou em sétimo lugar, caindo três posições em comparação com os Jasc de Joaçaba.

A competição poliesportiva, que foi realizada em Lages, encerrou com uma grande festa no superlotado ginásio Jones Minosso. Seis mil pessoas assistiram à cerimônia de encerramento marcada pelas premiações do ouro para Lages no futsal feminino, e para Itajaí, como campeão geral, representada pela equipe de futsal feminino. O município campeão conquistou o título geral pelo terceiro ano consecutivo.

A delegação itajaiense assumiu a liderança da classificação final nos últimos dias do maior evento esportivo do esporte estadual. Desta vez, a diferença em relação a Blumenau, segundo colocado e tradicional rival e candidato ao título, foi de apenas sete pontos (202 a 195).

Consagrações no último dia
Brusque fez seu último dia nos Jasc da melhor maneira possível: trazendo troféus para o município. No basquetebol masculino, a equipe conquistou o bicampeonato consecutivo após a disputa da final contra Joinville.

Já no voleibol feminino, a equipe não conseguiu fazer a final, mas conquistou o bronze, voltando a subir em um pódio dos Jasc após mais de dez anos. As duas partidas finais foram realizadas no sábado.

Numa partida praticamente perfeita diante de Joinville, a equipe de basquete conquistou pela segunda vez consecutiva o troféu da competição ao vencer o rival por 77 a 61 na grande finalíssima. Com o triunfo, a equipe ainda coroou a conquista de forma invicta. Foram seis vitórias em seis jogos na competição.

Logo após o fim do confronto, o técnico Alexandre Barros, o Bicudo destacou a felicidade pela conquista. “A felicidade é imensa. Graças a Deus erguemos novamente a taça. A equipe se mostrou focada do primeiro ao último minuto, chegou a abrir 20 pontos em determinado momentos do jogo. Só tenho a agradecer a Deus e aos atletas que fazem este espetáculo e mais uma vez honraram a camisa de Brusque”.

O treinador ainda lembrou que nos últimos dois anos a equipe chegou a final de todas as competições que disputou. Foram sete, com quatro títulos. “É por isso que eu faço um apelo: ajudem o basquete de Brusque. A gente tem sobrevivido com muita dificuldade e, mesmo assim, em momento algum deixamos de honrar a nossa cidade. Estes atletas merecem todo o carinho e respeito do cidadão de Brusque, pois se dedicam muito e vestem a camisa para dar um pouco de alegria para o nosso povo”, disse.

Além do basquete, a modalidade de ciclismo também já havia conquistado o troféu de ouro para Brusque nos Jasc.

Ainda no sábado, Brusque conquistou outro troféu, o de bronze, com o vôlei feminino. As meninas derrotaram Videira por 3 sets a 0 na disputa do terceiro lugar. As parciais foram de 25 a 20, 25 a 19 e 25 a 13.

A conquista foi bastante celebrada, tanto porque o município não ficava entre os três primeiros há mais de uma década, quanto pelas condições da equipe, que jogou praticamente no limite, com oito atletas, sendo todas de categoria de base, sem reforço de atleta adulta.

A cidade também foi representada pelo triatlo, mas os atletas da Atribrusque não conseguiram pódio na modalidade.

Troféus
Ouro: basquete masculino e ciclismo
Bronze: voleibol feminino e vôlei de praia feminino

Medalhas
Ouro: basquete
Prata: ciclismo (3)
Bronze: caratê masculino, vôlei de praia e voleibol feminino

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio