Brusque vence o Barra na estreia do Catarinense 2024
Quadricolor começou muito bem e abriu 2 a 0, mas teve dificuldades no decorrer da partida; Olávio foi decisivo no final
Quadricolor começou muito bem e abriu 2 a 0, mas teve dificuldades no decorrer da partida; Olávio foi decisivo no final
O Brusque venceu o Barra por 3 a 1 na noite deste domingo, 21, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense. O quadricolor abriu o placar com Guilherme Queiróz e ampliou com Dentinho; Natan balançou as redes para o Pescador, que complicou a vida brusquense no segundo tempo, mas Olávio garantiu a vitória com um gol já aos 40 minutos.
Pouco depois do primeiro minuto decorrido, Cristóvam cruzou com veneno e a zaga do Barra afastou parcialmente. Na sequência, Alex Ruan emendou de primeira e a bola passou perto do gol, à esquerda de Ewerton. Os instantes seguintes foram de pressão do Barra sobre o quadricolor com uma sequência de escanteios.
A partida ficou sem lances de destaque por alguns minutos, até que, aos 14, o Brusque abriu o placar. Alex Ruan cobrou falta na área e Dentinho recebeu livre, na quina da pequena área. Ele fez o passe com precisão para Guilherme Queiróz, no meio, que emendou de primeira para o fundo do gol.
O Barra respondeu imediatamente. Em cobrança de falta, Ricardo Luz alçou a bola na área e Thiago Santos, sozinho, completou de cabeça para o gol, mas arbitragem marcou impedimento.
Aos 30 minutos, o Brusque ampliou. Dentinho desarmou Ricardo Luz na saída de bola do Barra e Guilherme Queiróz ficou com ela. Ele teve frieza para dominar e devolver para Dentinho. Livre, o camisa 10 finalizou na saída de Ewerton e correu para o abraço.
Novamente, o Barra partiu para o ataque e levou perigo, reclamando de um pênalti. Murilo cruzou, Álvaro caiu na disputa com Jhemerson na área e Roldan chutou sem pegar em cheio. A bola ficou com Matheus Nogueira e a torcida do Pescador pediu o pênalti, sem ser atendida.
Os anfitriões assustaram o Brusque aos 35. Ricardo Luz alçou na área em direção ao gol, Roldan desviou e Matheus Nogueira esteve atento para defender.
Aos 41, Álvaro, ex-Brusque, mandou uma bomba venenosa de fora da área. Matheus Nogueira defendeu, mas a bola ficou viva na área. Adilson Bahia finalizou no rebote, mas o goleiro conseguiu voltar e defender com o braço à queima-roupa. No fim, Éverton Alemão cortou para escanteio!
A insistência do Barra deu resultado. Num dos últimos instantes do primeiro tempo, aos 47, Madison não conseguiu afastar o perigo com o cabeceio. A bola foi para trás, com Vitão fazendo o desvio de cabeça. Natan se desvencilhou da marcação e finalizou na saída de Matheus Nogueira. Mau momento da defesa quadricolor, que já vinha vacilante em alguns momentos.
Os primeiros instantes do segundo tempo foram do Barra. Pouco depois do apito inicial, Roldan acionou Álvaro, que, sem ângulo, tentou tocar na saída de Matheus Nogueira, que defendeu para escanteio.
Álvaro cobrou, houve desvio na primeira trave e Wesley Matos cabeceou, de dentro da pequena área. Primeiro, Matheus Nogueira defendeu, mas a bola voltou para o zagueiro do Pescador, que cabeceou de novo. Desta vez, Éverton Alemão bloqueou a bola em cima da linha antes de Matheus Nogueira segurá-la.
O Brusque já chegava bem menos ao ataque. Aos nove minutos, em uma boa troca de passes, Dentinho cruzou à meia altura, mas Guilherme Queiróz não alcançou. Na sequência, a bola foi cruzada de forma rasteira e o centroavante tentou completar de letra, mas sem sucesso.
Aos 16 minutos, Ricardo Luz recebeu de Álvaro e bateu cruzado, de dentro da área. Alex Henrique e Álvaro não conseguiram completar e a bola passou rente à trave direita de Matheus Nogueira. Foi a principal chance de empate para o Barra, que seguia pressionando.
Dez minutos depois, o quadricolor conseguiu, enfim, responder bem. Paulinho Moccelin serviu Alex Ruan na área. Na saída do goleiro, o lateral-esquerdo cruzou. A bola era rápida, à meia altura. Ronei se jogou para tentar alcançar, mas não conseguiu. Os anfitriões eram donos do jogo, ainda que não conseguissem voltar a ameaçar Matheus Nogueira com o mesmo nível de antes.
Aos 35, o Brusque conseguiu outra escapada. Dentinho viu Ewerton adiantado e tentou mandar por cobertura, da intermediária. A bola passa por cima do gol. A tentativa foi boa, e outra opção era acionar Paulinho Moccelin na esquerda.
Com dificuldades na partida e a vitória ameaçada pelos ataques do Barra, o Brusque conseguiu se defender e assegurar a vitória aos 40 minutos do segundo tempo. Paulinho Moccelin fez belíssimo passe em profundidade para Olávio. Já desequilibrado, o camisa 9 foi magistral: com um toque na bola, encobriu Ewerton e marcou o terceiro gol do Brusque. Trazendo a lembrança da campanha do acesso à Série B do Brasileiro, quando decidia jogo atrás de jogo, o camisa 9 brilhou novamente.
Em cinco jogos contra o Barra, o Brusque acumula cinco vitórias, com 13 gols marcados e quatro sofridos.
O Brusque enfrenta a Chapecoense no Estádio das Nações, às 20h30 desta quarta-feira, 24. O Barra visita o Nação às 20h de quinta-feira, 25, na Arena Joinville.
Campeonato Catarinense
1ª rodada
Domingo, 21 de janeiro de 2024
Estádio Dr. Hercílio Luz, Itajaí
Público total: 866
Renda: R$ 15.930
Barra: Ewerton; Ricardo Luz (Muriel), Vitão, Wesley Matos, Kaike; Roldan (Gelson), Natan, Álvaro, Murilo (Marcelinho); Adílson Bahia (Thiaguinho) e Thiago Santos (Alex Henrique).
Técnico: Eduardo Souza
Brusque: Matheus Nogueira; Cristóvam (Ronei), Éverton Alemão, Wallace, Alex Ruan; Rodolfo Potiguar (Maycon Douglas), Madison; Diego Tavares (Paulinho Moccelin), Jhemerson (Serrato), Dentinho; Guilherme Queiróz (Olávio).
Técnico: Luizinho Lopes
Gols: Guilherme Queiróz, Dentinho e Olávio; Natan
Cartões amarelos: Dentinho, Wallace e Madison; Natan, Adílson Bahia e Eduardo Souza
Trio de arbitragem: Charly Straub Deretti (FIFA), auxiliada por Hector Andrew Lisboa Jacques (CBF) e Diogo Berndt (CBF)
Quarto árbitro: Edson da Silva (CBF)
Brincadeiras inusitadas: corrida do barril e cabo de guerra divertem público da Festa Pomerana: