Brusquense customiza moto Gold Wing com roda 350mm e a torna exemplar único no mundo
Serviço realizado a pedido de cliente do Tocantins exigiu mais de um ano de dedicação
Serviço realizado a pedido de cliente do Tocantins exigiu mais de um ano de dedicação
A Easy Raiders, de Brusque, é reconhecida em toda a América Latina por suas customizações de motos. Mas um serviço recente superou todos os limites: a customização de uma Honda Gold Wing 1800, 6 cilindros.
O proprietário desta máquina é de Palmas (TO) e tem uma paixão por motocicletas. Tem outras grandes em sua garagem, inclusive mais uma Gold Wing, cujo valor estimado é de cerca de R$ 100 mil no Brasil.
Veja também:
Jornal O Município bate recorde de audiência e ultrapassa 1,5 milhão de acessos em fevereiro
Unifebe firma convênio com governo do estado para doação de corpos não reclamados no IML
Finalização da UPA 24 horas de Brusque depende de autorização da União
Ele queria fazer algo diferente com a moto. Primeiramente buscou o principal mercado de customizações do país: São Paulo.
Mas por lá ninguém quis fazer o que ele pedia: pôr uma roda grande nela. Recomendaram-lhe que pegasse uma outra moto para customizar.
Sem sucesso, ele voltou para Tocantins. E foi numa conversa com outros amantes de motos que ele soube do trabalho de Gilberto Rosa, o Betão, dono da empresa brusquense Easy Raiders.
O dono da moto entrou em contato com Betão. O brusquense viu logo de cara o trabalho grande que ele teria. Afinal, colocar uma roda gigante numa Gold Wing exige muita engenharia para dar certo.
“O crucial da motocicleta é a parte mecânica para pôr a roda e a parte elétrica. Seria uma engenharia elétrica para fazer, pois ela trabalha com mais de 20 módulos de energia diferentes, para ABS, airbag, som, ar-condicionado”, explica Betão.
A moto é uma verdadeira máquina, com 182 funções. É tão moderna que tem ar-condicionado – que são saídas de ar quente ou frio viradas para os ocupantes.
Tudo isso representava um desafio ainda maior para Betão, pois para colocar as rodas seria necessário uma grande “obra”. Ele entrou em contato com uma auto elétrica de Brusque e conversou com um engenheiro eletricista.
Na mesma semana do contato, Betão foi ao Tocantins pessoalmente buscar a Gold Wing. A moto veio inteira, original, de carreta.
O dono da moto veio depois de Tocantins a Brusque para acertar os valores e conhecer as ideias de Betão e do engenheiro. Ele gostou do que ouviu e aprovou a ideia.
Só para tornar o sistema funcional para ela poder ser ligada e “dar um ronco” demorou oito meses. Ao todo o processo de customização demorou 14 meses.
O grande diferencial dessa customização é o tamanho da roda: 350 milímetros. Betão diz que pesquisou e não encontrou em lugar nenhum uma Gold Wing com rodas tão grandes em nenhum lugar do planeta.
Veja também:
Com apoio de família brusquense, SC Transplantes registra recorde de doações de órgãos em fevereiro
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
A importância da hidratação nas corridas longas
“O processo de customização deu 100% certo, é um orgulho para nós”, comenta Betão. O feito tem ganhado cada vez mais projeção.
Antes de devolver a moto ao dono, Betão foi para São Paulo, onde foi entrevistado para o programa Auto Esporte, da TV Globo, e para a Folha de São Paulo.
Experiência
Betão começou com a Easy Raiders em 1998, em Balneário Camboriú. Em 2013, ele se mudou para Brusque, sua terra natal.
Ao longo de cerca de mais de 20 anos, foram mais de 3 mil motos customizadas oriundos de todos os cantos do Brasil e de países da latino-americanos.
Os bons trabalhos a tornaram conhecida nacionalmente e até fora país. Betão conta que as rodas de 350mm são de fabricação limitada nos Estados Unidos, mas ele conseguiu uma parceria e é o único que tem acesso a elas no hemisfério sul.