X
X

Buscar

Brusquense disputa cinturão da principal categoria do boxe catarinense

Alex Eduardo Viau tem semana intensa de treino visando título catarinense de boxe

O brusquense Alex Eduardo Viau terá a chance de trazer para o município o cinturão da principal categoria do boxe catarinense. A final do Campeonato Catarinense de Boxe Olímpico, categoria Elite, será realizada no próximo sábado. A competição é organizada pela Federação Catarinense de Boxe (Fecaboxe), e a decisão será em Florianópolis.

Viau, que representa a equipe Boxe Artmann, tem pela frente um rival de longa data. O blumenauense Alessandro Silva foi responsável por uma das duas únicas derrotas da carreira de Viau. Quatro anos atrás, Silva venceu por pontos o brusquense, que estreava no boxe. Desde esse dia até hoje, Viau nunca mais enfrentou o atleta de Blumenau. A vitória diante do antigo algoz dará a Viau não somente a satisfação pessoal, mas também o cinturão dos 64 quilos. Além de valer o título, a competição dá vaga ao vencedor para representar Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico.
Acidente no percurso
O fato de Viau estar disputando o cinturão da categoria mais disputada do boxe catarinense parecia impossível há alguns meses. O brusquense sofreu um acidente doméstico no mês de março e ficou oito meses fora dos ringues. Em outubro, ele voltou aos treinos e por decisão da Fecaboxe, foi convidado a brigar pelo cinturão da sua categoria.
Viau havia lutado apenas a primeira etapa em Concórdia, quando nocauteou o blumenauense Alessandro Diaram. Contudo, como os atletas que obtiveram melhores índices no ranking não podem participar da final por motivos de lesão ou incapacidade técnica, o brusquense herdou a vaga.
Treino intenso

O técnico de Viau, Michel Artmann, sabe que não será fácil vencer de Silva. O rival blumenauense tem mais de 40 lutas na carreira. No entanto, Artmann aposta no brusquense e revela a tática que passou para o lutador. “O Silva é muito técnico, gosta de ganhar por pontos. Nós vamos jogar o jogo dele. Instrui o Viau para atacar sem parar, e também somar pontos. Esse cinturão virá para Brusque”.

Focado no título, o brusquense treina intensamente desde que retornou às atividades, em outubro. São seis horas diárias no ringue, divididas em duas horas por período. “Estou fazendo o possível para conquistar o título. Por mais que esteja difícil, vou lutar muito para buscar o resultado”, diz Viau.