Brusquense será um dos palestrantes da Campus Party

Criador do canal do Youtube "Ciência Todo Dia", Pedro Loos, 18 anos, será um dos mais jovens palestrantes do maior evento de tecnologia da América Latina

Brusquense será um dos palestrantes da Campus Party

Criador do canal do Youtube "Ciência Todo Dia", Pedro Loos, 18 anos, será um dos mais jovens palestrantes do maior evento de tecnologia da América Latina

O brusquense Pedro Loos, 18 anos, embarca hoje para São Paulo para participar da oitava edição da Campus Party Brasil – a maior feira de tecnologia da América Latina. Ele será um dos palestrantes do evento devido ao sucesso de seu canal no Youtube, o “Ciência Todo Dia”, e também por ser um dos professores integrantes do canal YoutubeEDU – plataforma de educação.

“Recebi o convite para a palestra no fim do ano passado por professores conhecidos que também vão participar do evento. Fiquei muito surpreso, não conseguia acreditar. Acompanho a Campus Party desde a primeira edição e fiquei muito feliz pelo convite. Há um mês atrás estava difícil de acreditar nisso”, diz.

A palestra de Loos terá como tema “Em busca de uma ciência ao alcance de todos”. “Vou falar sobre a dificuldade de passar a ciência para as pessoas e como elas podem se beneficiar com um pouco de conhecimento científico. Vou mostrar a minha experiência, como eu tento levar a ciência ao alcance de todos, como o Youtube pode ajudar nisso.

Hoje a internet está alterando a maneira com que fazemos o ensino da ciência, ela não deve ser banida da escola, mas sim caminhar junto com o aprendizado dos alunos, ser integrada”, destaca.

A preparação para a palestra que acontece amanhã, às 22h10, no palco Sol, está intesa. “Eu nunca estive tão nervoso na minha vida. Estou escrevendo essa palestra há duas semanas, estou separando as últimas imagens para os slides. Roubei o quadro branco do escritório do meu pai e ele está todo rabiscado, estou cheio de ideias, afinal a Campus Party será um marco na minha vida, estou usando todos os recursos possíveis para me preparar para a palestra”, conta.

Toda a ansiedade se justifica já que o brusquense, que cursa Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será um dos mais jovens palestrantes do evento. “Sou também o professor mais jovem do YoutubeEDU. Estou muito feliz pelo reconhecimento. Vou dar o meu melhor nessa palestra”, diz.
O interesse pela ciência

Desde criança Loos se interessava pelo mundo da ciência. “Meus pais sempre me incentivaram. Enquanto meus amigos assistiam desenho animado, eu ficava vidrado no Discovery Chanel com meu pai, vendo programas sobre o universo. Desde pequeno eu gostava de livros, e inclusive, vou levar para a palestra o meu primeiro livro sobre ciência que ganhei da minha mãe quando eu tinha uns oito anos”.

Com tanta informação, o estudante sentia falta de passar seus conhecimentos para outras pessoas, foi então que surgiu a ideia de criar o canal no Youtube “Ciência Todo Dia”. “Depois de ver o sucesso dos canais educativos no Youtube, eu decidi tentar fazer isso no Brasil, que não tinha nenhum canal. No começo, eu tive alguns empecilhos, como a minha idade, fiquei com receio porque achava que não teria credibilidade. Por isso, fui estudar e buscar muito conteúdo pra ter certeza de tudo o que eu falo”, conta.

Até agora, o Ciência Todo Dia tem 40 vídeos produzidos, e a média de visualização por vídeo é de 10 a 15 mil. “Estou com 34 mil inscritos no canal, e ao total o canal tem 800 mil visualizações”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio