“Santa Catarina será uma potência do BMX nacional até 2016”. Isso é o que prevê o presidente da Federação Catarinense de Bicicross (FCBx), Marco Aurélio Tocha. Muito desta previsão se deve aos atletas brusquenses, que figuram entre os melhores pilotos da modalidade no cenário estadual e nacional. Neste domingo,8 de setembro, vão em busca de mais um desafio: a quarta etapa do Campeonato Catarinense de BMX, realizada em Jaraguá do Sul. Brusque conta com 26 pilotos que brigam por pódios.
A esperança é de medalha em várias categorias. Ao fim de três etapas, os brusquenses lideram em oito delas. Wellington Barauna é um deles. O piloto venceu as três etapas anteriores. A competição é uma velha conhecida do atleta de dez anos. A primeira vez que participou foi em 2010. Na época, com sete anos, foi o vice-campeão. Em 2011 e no ano passado, conquistou o caneco. Neste ano, está em busca do tri, porém, há 15 dias, o piloto passou por uma cirurgia de apendicite. Apesar de se recuperar bem, não poderá andar de bike por ordens médicas. O atleta afirmou que, como está na vantagem em relação aos demais pilotos, apenas descerá o gate para garantir a participação na prova.
Além de se destacar no catarinense, Barauna brilha no Campeonato Brasileiro da modalidade. Com duas etapas para o fim, já é considerado o campeão nacional – terceiro título do brusquense na competição -, pois venceu as quatro primeiras fases e não tem mais chances de ser ultrapassado. O piloto está com 150 pontos. O segundo colocado está com 82 atrás. A soma de pontos em disputa entre as duas etapas finais é de 80. [Nota: na matéria sobre o Brasileiro de BMX, veiculada no dia 6 de agosto, foi publicado que o atleta ficou em terceiro lugar nas etapas de Betim, Minas Gerais. Essa informação foi retirada do site oficial da organizadora do evento, a Confederação Brasileira de Bicicross (CBBx), que retificou o erro no site após dois dias].
Sobre o catarinense
O Campeonato Catarinense de Bicicross é formado por sete etapas. A primeira foi realizada em Brusque. Na sequência, Rio do Sul e Curitibanos sediaram a competição. A próxima será em Lages. A data será definida no domingo, mas Tocha adianta que 13 de outubro seja a data escolhida. A penúltima etapa está cogitada para ser sediada novamente por Jaraguá do Sul. A última será em Palhoça, mas pode haver alteração se a prefeitura da cidade não liberar o terreno para a construção da pista.
> Confira a matéria na íntegra e a relação dos pilotos na edição impressa do MDD desta quinta-feira, 5 de setembro