Brusquenses participam da quarta etapa do estadual de BMX

Serão 26 pilotos em busca de mais um pódio

Brusquenses participam da quarta etapa do estadual de BMX

Serão 26 pilotos em busca de mais um pódio

“Santa Catarina será uma potência do BMX nacional até 2016”. Isso é o que prevê o presidente da Federação Catarinense de Bicicross (FCBx), Marco Aurélio Tocha. Muito desta previsão se deve aos atletas brusquenses, que figuram entre os melhores pilotos da modalidade no cenário estadual e nacional. Neste domingo,8 de setembro, vão em busca de mais um desafio: a quarta etapa do Campeonato Catarinense de BMX, realizada em Jaraguá do Sul. Brusque conta com 26 pilotos que brigam por pódios.

A esperança é de medalha em várias categorias. Ao fim de três etapas, os brusquenses lideram em oito delas. Wellington Barauna é um deles. O piloto venceu as três etapas anteriores. A competição é uma velha conhecida do atleta de dez anos. A primeira vez que participou foi em 2010. Na época, com sete anos, foi o vice-campeão. Em 2011 e no ano passado, conquistou o caneco. Neste ano, está em busca do tri, porém, há 15 dias, o piloto passou por uma cirurgia de apendicite. Apesar de se recuperar bem, não poderá andar de bike por ordens médicas. O atleta afirmou que, como está na vantagem em relação aos demais pilotos, apenas descerá o gate para garantir a participação na prova. 

Além de se destacar no catarinense, Barauna brilha no Campeonato Brasileiro da modalidade. Com duas etapas para o fim, já é considerado o campeão nacional – terceiro título do brusquense na competição -, pois venceu as quatro primeiras fases e não tem mais chances de ser ultrapassado. O piloto está com 150 pontos. O segundo colocado está com 82 atrás. A soma de pontos em disputa entre as duas etapas finais é de 80. [Nota: na matéria sobre o Brasileiro de BMX, veiculada no dia 6 de agosto, foi publicado que o atleta ficou em terceiro lugar nas etapas de Betim, Minas Gerais. Essa informação foi retirada do site oficial da organizadora do evento, a Confederação Brasileira de Bicicross (CBBx), que retificou o erro no site após dois dias].

Sobre o catarinense

O Campeonato Catarinense de Bicicross é formado por sete etapas. A primeira foi realizada em Brusque. Na sequência, Rio do Sul e Curitibanos sediaram a competição. A próxima será em Lages. A data será definida no domingo, mas Tocha adianta que 13 de outubro seja a data escolhida. A penúltima etapa está cogitada para ser sediada novamente por Jaraguá do Sul. A última será em Palhoça, mas pode haver alteração se a prefeitura da cidade não liberar o terreno para a construção da pista.

> Confira a matéria na íntegra e a relação dos pilotos na edição impressa do MDD desta quinta-feira, 5 de setembro

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio