Imagem desta tarde de quarta-feira em Brusque: aumento de nuvens em nosso município.

Vindo de encontro ao que os meteorologistas haviam previsto, a quarta-feira,6, foi mais um dia de forte abafamento em Brusque, com temperaturas altas já na madrugada onde as mínimas do dia ficaram acima dos 22 ºC, sendo que as máximas no turno vespertino cravaram na casa dos 33 ºC.

Imagem do Radar do Morro da Igreja, atualização do início desta tarde, trovoadas em locais isolados do Vale do Itajaí, ilustrado nas manchas em vermelho.

Trovoadas de verão se formaram em pontos isolados de SC durante esta tarde, pontualmente de forte intensidade em alguns municípios. Aqui em Brusque foi observado chuva bem fraca, ainda assim, bem mal distribuída com vários bairros ficando apenas com aumento de nuvens. (Dados de chuva desta tarde)

Imagem do Radar do Morro da Igreja, atualização do início desta tarde, trovoadas em locais isolados do Vale do Itajaí, ilustrado nas manchas em vermelho.

A seguir estão as temperaturas extremas e volumes de chuva registrados nesta quarta no Vale do Itajaí Mirim, com informações extraídas da minha rede de estações meteorológicas padronizadas, números de precipitação aferidos até às 17 horas de hoje:

Fonte: Ciro Groh

O calor seguirá forte na sequência da semana

(Meteorologista responsável: Leandro Puchalski)

A condição do tempo pouco muda para amanhã. O “pacote” que um ar quente e úmido traz estará bem presente: sol trazendo aumento de temperatura entre a manhã e inicio da tarde, aumento de nuvens carregadas ao longo do dia e chuva de verão entre “meio/final” da tarde e a noite.

Sempre chamando atenção que a chuva é mal distribuída, ou seja, forte com trovoada numa região e só aumento de nuvens numa área próxima.

SEGUE IGUAL NA SEXTA-FEIRA

Este comportamento do tempo também ocorre no final da semana. Porém, a sexta tem dois destaques: um calor forte entre 35 e 37ºC no Sul, região de Brusque e Blumenau e Norte. E chuva em forma de pancadas já previstas para o final da manhã no Oeste. Na maior parte das cidades, um dia de sol e chuva novamente tarde/noite. Segue a irregularidade, ou seja, temporal numa área e só aumento de nuvens numa outra.

Por Leandro Puchalski/meteorologista