CEI estipulou 10 dias para funerárias apresentarem suas justificativas. Após esse prazo, caso pode ser encaminhado ao Ministério Público
Câmara sugere que prefeitura de Brusque encerre contrato com funerária
Investigação aponta diversas irregularidades realizadas pelas Funerárias Becker e Estrela
Conforme já havia sido anunciado pelo vereador Dejair Machado (PSD) na semana que passou, na noite desta terça-feira, 22 de maio, foi lido na Câmara de Brusque o relatório sobre o serviço funerário prestado na cidade, que foi confeccionado pela Comissão Especial de Investigação (CEI).
No relatório, a comissão de vereadores pontuou diversas irregularidades no serviço prestado pelas Funerárias Becker e Estrela. Entre eles, estão preços abusivos de caixões, qualidades inferiores ao previsto no edital de licitação e ainda, a venda de 90% das cotas da Funerária Becker, para uma terceira empresa, o que é vedado segundo a legislação municipal.
A investigação foi realizada pelos vereadores Dejair, Alessandro André Moreira Simas (PR), Eduardo Hoffmann (PDT), Roberto Pedro Prudêncio Neto (PSD) e Jonas Oscar Paegle (PSD).
A CEI foi formalizada após denúncias apresentadas pela população a vereadores e o assunto foi abordado por Dejair em 2010, sendo que a comissão foi instaurada apenas este ano, quando também aconteceram as investigações.
A conclusão do relatório, confeccionado por Dejair e assinado por todos os demais membros da comissão, recomenda que a prefeitura tome providências diante dos fatos e aplique às medidas cabíveis para as duas funerárias. Inclusive, faça a rescisão de contrato com a Funerária Becker, por causa da venda de suas cotas.
O documento será enviado para a prefeitura e também para as funerárias, para que no prazo de 10 dias, se elas desejarem, emitam suas justificativas para a Câmara. Após análise das justificativas, o caso pode ser remetido ao Ministério Público.
– Tudo que foi escrito neste relatório tem como base documentos, denúncias da população e visitas feitas in loco por mim e pelo vereador Simas – completou Dejair.
Valmir Coelho Ludvig (PT) ainda acrescentou que a prefeitura não tem compromisso com nenhuma empresa funerária e assim como os vereadores, deseja que os brusquenses tenham acesso a um serviço de qualidade.
**Saiba na edição impressa do MDD de quinta-feira, 24 de maio, o que dizem as empresas e também a prefeitura sobre o caso.