Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 10 de maio

Pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para imunização

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 10 de maio

Pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para imunização

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe continua até esta sexta-feira, 10, e os moradores que ainda não garantiram sua imunização devem procurar uma Unidade Básica de Saúde para receber a dose. A ação visa vacinar 80% do público-alvo e teve início no dia 15 de abril. O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza.

Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

Dicas
É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Grupos que serão vacinados
•  Crianças de seis meses a menores de dois anos;
•  Gestantes;
•  Puérperas – mães até 45 dias após o parto (para isso, deverão ser apresentados documentos que comprovem a data do parto, como Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde o parto foi realizado, dentre outros);
•  Trabalhadores de Saúde;
•  Povos indígenas;
•  Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
•  População privada de  liberdade;
•  Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio