X
X

Buscar

Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado, 16

As crianças podem receber as gotinhas na primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite 2012 a partir do próximo sábado, 16 de junho. A mobilização está voltada para crianças menores de cinco anos, e a meta no município de Brusque é aplicar 6.657 doses. O atendimento será realizado até 6 de julho, nas salas […]

As crianças podem receber as gotinhas na primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite 2012 a partir do próximo sábado, 16 de junho.

A mobilização está voltada para crianças menores de cinco anos, e a meta no município de Brusque é aplicar 6.657 doses. O atendimento será realizado até 6 de julho, nas salas de vacina das unidades de saúde.

Grasiela Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, informa que os pais devem levar a carteirinha de vacinação da criança e não deixar para procurar pelo atendimento na última hora.

– É muito importante que os pais levem seus filhos menores de cinco anos para realizarem a vacina, contribuindo para prevenir a doença e garantindo a saúde das crianças – alerta.

Ainda de acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, o Ministério da Saúde realiza a campanha anualmente em duas etapas.

– A proposta é termos a primeira etapa, neste mês, com a gotinha da vacina da poliomielite por via oral, e a segunda etapa, a partir de agosto, na campanha de multivacinação, com a inclusão da vacina injetável da poliomielite e atualização de vacinas que estiverem em atraso – explica.

Dia D
O primeiro dia da campanha de vacinação contra poliomielite, 16 de junho, será também o Dia D da mobilização. As unidades de saúde de Brusque estarão abertas das 8h às 17h para vacinação.

Nesta data, a Vigilância Epidemiológica terá cinco barreiras espalhadas pela cidade: na Havan, no Stop Shop, no Supermercado Big, na igreja católica do bairro Zantão  e no Mercado do Alemão, no bairro Bateas.

Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que provoca sérias lesões ao afetar o sistema nervoso, resultando em paralisia, principalmente, nos membros inferiores. A doença, também conhecida como paralisia infantil, é causada pelo poliovírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.