Campeonato Brasileiro começa com favoritos definidos e bons elencos no papel
Fim de semana tem confrontos entre campeões estaduais
Fim de semana tem confrontos entre campeões estaduais
O Campeonato Brasileiro retorna em 2019 naquela que é a última edição da competição nesta década, com a primeira rodada sendo disputada neste sábado, 27, e domingo, 28. São Paulo e Botafogo abrem a competição às 16h de sábado no Morumbi, e nenhum destes dois grandes clubes do futebol brasileiro estão entre os favoritos ao título, pelo contrário: o péssimo desempenho no estadual, o elenco curto e a falta de perspectivas são fatores que colocam o alvinegro na luta contra o rebaixamento.
Há muito se ouve que o Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo, o mais difícil, o que tem mais clubes com chances de brigar pelo título. Afinal, há os chamados 12 grandes, conceito que se põe em discussão atualmente, mas que trata dos times de maior torcida, mais tradição a nível nacional e onde se concentram os títulos internacionais conquistados pelo futebol brasileiro. Parte-se do pressuposto de que todos estes 12 têm alguma chance de brigar pelo título.
Nas nove edições da década de 2010 até aqui, quatro times foram campeões: Corinthians, três vezes, Palmeiras, duas vezes, Fluminense, duas vezes, e Cruzeiro, duas vezes. Fatores diversos, que passam por administração dos clubes, projetos, patrocínios, comissões técnicas, elencos e distribuição de verba nos direitos televisivos criam um abismo entre dois clubes que, com elencos teoricamente muito acima dos demais, aparecem como favoritos ao título brasileiro: Palmeiras e Flamengo.
De acordo com o Transfermarkt, uma das fontes mais confiáveis sobre o mercado do futebol, o recheado Palmeiras tem um valor de mercado de aproximadamente 113,90 milhões de euros, valor que gira em torno de meio bilhão de reais. O Flamengo, mais atrás, tem elenco valendo em torno de R$ 423 milhões, com jogadores como Diego, De Arrascaeta, Gabriel, Bruno Henrique e cia.
Na lista, o Santos vem logo atrás, com elenco cerca de R$ 9 milhões mais barato, mas conta-se aí Rodrygo, promessa bem acima da média já vendida ao Real Madrid. Grêmio, São Paulo, Corinthians, Internacional e Cruzeiro seguem na sequência do ranking dos elencos mais valiosos.
Falando mais de bola rolando em vez de dinheiro, além de Palmeiras e Flamengo, o Cruzeiro tem se mostrado uma equipe poderosa. Com 100% de aproveitamento em cinco rodadas nos grupos da Libertadores e com o título mineiro, é quem pode atrapalhar a dupla Rio-São Paulo que tem uma das virtudes mais invejadas quando se trata de campeonato de pontos corridos: elenco bom e farto.
É verdade, no entanto, que o Palmeiras, e principalmente o Flamengo, ainda não apresentaram tudo que se espera deles. Internacional e Grêmio são equipes que podem seguir o pelotão que, em teoria e no papel, larga à frente. Só no momento mais otimista os torcedores de Vasco, Botafogo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Santos e Atlético-MG imaginariam seus times favoritos à conquista do Campeonato Brasileiro em 2019.
Deixado de lado
Desde que Libertadores e Copa do Brasil passaram a ser estendidas até o fim do ano e que a quantidade do número de vagas à principal competição de clubes da América foi aumentada, o interesse dos clubes tem caído. Não raramente, equipes reservas ou mistas têm passado a ser utilizadas no segundo semestre, com clubes priorizando as competições de mata-mata, desprestigiando o principal campeonato do país.
Há ainda os clubes que, ao não cumprirem as altas expectativas, buscam consolação em um modesto sexto, sétimo ou até oitavo lugar que os classifiquem à próxima edição da Libertadores.
Destaques de início
No sábado, às 21h, o Flamengo recebe o Cruzeiro no Maracanã. Campeões de seus estados em 2019, são duas das equipes mais fortes do Brasil atualmente. Na quarta-feira, 24, o Rubro-Negro levou um balde de água fria perdendo para a LDU em Quito e deixando a última rodada dos grupos da Libertadores extremamente decisiva. Isto três dias depois do titulo carioca conquistado em duelo desigual contra o Vasco. A Raposa, por outro lado, vem embalada após a conquista do Mineiro e a quinta vitória seguida na Libertadores.
Às 11h de domingo, na Arena do Grêmio, o Tricolor recebe o Santos. A equipe do técnico Renato Gaúcho é campeã gaúcha e vive ótima recuperação na Libertadores. O Santos se classificou às oitavas da Copa do Brasil após derrota para o Vasco por 2 a 1 em São Januário.
Catarinenses e novidades
Avaí e Chapecoense, os finalistas do Campeonato Catarinense, são os representantes do estado no Brasileirão. A Chapecoense, em momento conturbado com a derrota nos pênaltis na final do estadual, foi eliminada da Copa do Brasil pelo Corinthians nesta quarta-feira, 24. O Avaí, de volta à elite depois de ter sido rebaixado em 2017, vai lutar, assim como o Verdão, para fazer boa campanha e tentar ficar longe da zona da degola.
Assim como em 2018, o Nordeste terá quatro clubes na competição. Saem Sport e Vitória, entram CSA e Fortaleza para se juntarem a Bahia e Ceará. O clube alagoano volta à primeira divisão e havia participado pela última vez em 1987, no chamado módulo amarelo. O Fortaleza, por outro lado, esteve na Série A pela última vez em 2006. O trabalho do técnico Rogério Ceni, com os títulos da Série B de 2018 e do estadual em 2019, já chama a atenção de clubes do chamado G12, como é o caso do Atlético-MG.