Candidatas à rainha da Fenarreco já podem se inscrever

Inscrições que iniciaramnessa terça-feira, 5, seguem até 5 de setembro e a escolha acontece no último dia da 29ª edição, neste ano

Candidatas à rainha da Fenarreco já podem se inscrever

Inscrições que iniciaramnessa terça-feira, 5, seguem até 5 de setembro e a escolha acontece no último dia da 29ª edição, neste ano

 

A 29ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) que acontece entre os dias 9 e 19 de outubro deste ano, ainda não foi lançada mas já estão abertas as inscrições para o concurso da rainha, 1ª e 2ª princesa da edição de 2015. A escolha da nova realeza acontecerá no dia 19 de outubro, último dia da festa neste ano, com entrada gratuita. Segundo o secretário de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, a mudança tem a intenção de fazer com que a escolha da rainha seja uma das atrações do evento.

As inscrições que iniciaram ontem seguem até 5 de setembro e podem ser feitas pelo site da prefeitura de Brusque ou na Secretaria de Turismo, anexo ao pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Após o término das inscrições, as candidatas terão um mês de preparação. “As regras são parecidas como nos outros anos, essa mudança aconteceu também para que possamos ajustar e fazer com que as realezas fiquem conosco durante todo um ano”, diz Kito.

As candidatas devem ter 18 anos completos ou completar até o dia da escolha; ser solteira, cidadã brusquense ou residir na cidade por, no mínimo, dois anos, e também, concordar com o regulamento oficial do concurso. A comissão julgadora avaliará a postura, desenvoltura na passarela, capacidade de comunicação, beleza e simpatia. “A rainha escolhida, além de receber a premiação, será contratada pela Secretaria de Turismo e receberá um salário mensal”, conta o secretário de Turismo.

Kito ressalta que a função da realeza da Fenarreco é divulgar e representar não somente a festa, mas a cidade em todos os eventos e feiras tanto estaduais, nacionais como internacionais. “Elas levam a alegria e a beleza da mulher e povo brusquense. Valoriza os costumes e tradições e trabalha sempre em auxílio à Secretaria de Turismo”, diz.

A rainha da 29ª Fenarreco, Djuliani França, 21 anos, afirma que o trabalho de realeza não é tão simples como se imagina, mas que cada esforço é válido. “É uma experiência incrível, tem seus sacrifícios, até porque não é um trabalho só em outubro, tem toda a divulgação. Mas para as novas candidatas, a dica é que tenham vontade e muita dedicação”, diz. Ela ressalta que o trabalho de rainha proporciona novas amizades e um conhecimento maior sobre a festa. “A gente cria uma paixão indescritível pela Fenarreco”, diz.

Para Djuliani, o maior segredo para ser eleita a rainha da Fenarreco é ser ela mesma e trabalhar muito a oratória. “Isso deixo como dica para as próximas, até porque conta muito, não somente em pontuação, mas no auxílio para entrevistas e comunicação nos eventos”, diz.

Além dos preparativos para a 29ª Fenarreco que já acontecem, a Secretaria de Turismo já vislumbra a 30ª edição, que promete ser um marco de todas as festas. “A 30ª Fenarreco será especial, será a festa das festas”, afirma Kito.

Entre as novidades para a festa de 2015, o secretário de Turismo revela que reunirão todas as 30 rainhas da festa, além de todo o resgate histórico e acontecimentos das Fenarreco. “Será um ano intenso, de muito trabalho, em que divulgaremos Brusque de maneira ainda mais forte. Temos que fechar a 30ª edição com chave de ouro, por isso precisamos antecipar tudo”, diz.

Preparativos para a 29ª edição

O lançamento da 29ª Fenarreco acontecerá no dia 20 de agosto. Neste ano, a festa também promete encantar os visitantes, a começar pelo desfile. “Será top, buscamos renovação total, terá novas atrações nunca vistas em Brusque”, informa o secretário de Turismo, Kito Maestri.
Uma das novidades será a nova cozinha, que deverá estar pronta até o início da festa. “Temos um prazo final e também data de inauguração da cozinha para 28 de setembro”, diz Kito. As obras no pavilhão acontecem de maneira normal e cumprindo todos os prazos. “O andamento da cozinha está em 35%, mas pelo ritmo acreditamos que ficará tudo pronto dentro do prazo”, analisa o secretário.
Ele acrescenta que a nova cozinha oferecerá a alimentação atendendo a todos os quesitos de exigência tanto da Vigilância Sanitária como do Corpo de Bombeiros. “Além da cozinha, temos também a Praça de Alimentação, que funcionará normalmente”, diz.

Vitrines temáticas

Com a intenção de envolver ainda mais o comércio com a Fenarreco, neste ano a organização da festa resgatou o concurso de vitrines temáticas. Todas as lojas da cidade poderão participar independente se forem ou não filiadas a alguma entidade comercial. “Queremos valorizar a imagem da festa e não podemos passar em branco esse momento. A cidade merece que as lojas estejam no clima”, diz o secretário de Turismo, Kito Maestri.
Os critérios para avaliação das vitrines ainda estão sendo organizados e as três melhores serão escolhidas. A premiação será de camarotes, chopp e ingressos para a festa, no dia 17 de outubro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio