Candidatos a prefeito de Brusque opinam sobre novo destino para o albergue municipal
Todos defendem mudar endereço do albergue, mas formas de fazer isso são diferentes
Os candidatos a prefeito de Brusque opinaram em temas relevantes sobre a cidade. Três perguntas elaboradas pelo jornal O Município foram enviadas às campanhas dos candidatos para que os concorrentes ao Executivo pudessem respondê-las.
Eles já responderam sobre o que pensam em relação a privatizações ou concessões de espaços públicos, como parque Zoobotânico, parque Leopoldo Moritz, Arena Brusque, pavilhão da Fenarreco e outros equipamentos.
O segundo questionamento foi: “O Albergue para pessoas em situação de rua na região central de Brusque sempre foi alvo de debates na Câmara de Vereadores. Em seu governo, qual seria o destino dessa estrutura?”. Veja as respostas abaixo.
Todos os quatro candidatos afirmam que pretendem mudar o endereço do Albergue. No entanto, as diferenças entre os concorrentes ao Executivo estão na forma em que a transferência de local seria feita.
O destino ainda não foi definido, mas, por recomendação do Ministério, o local precisa estar em “região central”. O novo destino ficará a cargo do vencedor deste edital, que será lançado nas próximas semanas. Lembro que o Albergue municipal é um pilar essencial na política de desenvolvimento social, pois compõe uma política pública voltada àquele cidadão desamparado e que deseja melhorar de vida.
Aos que não desejam melhorar, temos a melhor política de internação involuntária do estado, sendo elogiadas em diversas conferências. O sucesso deste programa é tão grande que garantimos o recorde de auxílio viagem concedido para os moradores em situação de rua, sendo os últimos três meses com mais auxílios concedidos do que o ano passado inteiro somado.
Vamos realizar um trabalho profissional e técnico para a abordagem, acolhimento e encaminhamentos necessários às políticas públicas de saúde, educação, trabalho, moradia, entre outras, garantindo assim a dignidade humana.
Quanto ao espaço físico para atendimento a esta população, o Suas (Sistema Único de Assistência Social) determina que as unidades de atendimento estejam em áreas onde há maior concentração deste público. Desta forma, precisa permanecer em área central.
Também sabemos que a atual estrutura não comporta e nem garante condições apropriadas de atendimento a este público, bem como de trabalho às equipes de profissionais. Desta forma nosso governo irá, a partir de estudo, avaliar o local mais adequado para a permanência destes equipamentos.
Acredito que o melhor caminho seria ajudar as comunidades missionárias que existem em nosso município, as quais, por um valor bem abaixo daquele investido mensalmente no Albergue, atenderiam muito mais pessoas em situação de rua.
Assista agora mesmo!
Fim de show nacional lotou Amarelo Vinte e funcionária teve que ser levada ao hospital: