Candidatos ao governo do estado se comprometem a não elevar a carga tributária
Promessa A melhor das promessas que os candidatos a governador poderiam fazer foi feita por Décio Lima (PT), Gelson Merísio (PSD) e Mauro Mariani (MDB), em documento-compromisso assinado na Fiesc na noite de anteontem: não elevar a carga tributária. Foram muito aplaudidos. Mágica política A política tem suas artimanhas e magias. O veterano deputado estadual […]
Promessa
A melhor das promessas que os candidatos a governador poderiam fazer foi feita por Décio Lima (PT), Gelson Merísio (PSD) e Mauro Mariani (MDB), em documento-compromisso assinado na Fiesc na noite de anteontem: não elevar a carga tributária. Foram muito aplaudidos.
Mágica política
A política tem suas artimanhas e magias. O veterano deputado estadual Manoel Mota (MDB) é suplente, e todos os arranjos que estão sendo articulados são para que, chamado para a vaga do colega Aldo Schneider, que morreu no último domingo, assuma, em seguida, a presidência do Legislativo. Seria uma “homenagem”, já que quer encerrar sua carreira política.
Veja também:
Acusada de assassinato de Chico Wehmuth pede para não ser julgada em Brusque
Volume de chuvas na região deve voltar a aumentar a partir do próximo mês
Brusquense é investigado após críticas de alunos da UFSC à Polícia Federal
Balanço
O novo secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Samuel Gonçalves da Silva, recebeu informalmente a missão de, em seu curto mandato, que vai até 31 de dezembro, “fechar as contas”. A mesma recomendação vai para os titulares das outras 14 ADRs que escaparam da canetada de Pinho Moreira. Os principais candidatos ao governo estadual não expressam nenhuma simpatia por sua manutenção.
Insensibilidade
Pelo menos 4 milhões de catarinenses são descendentes de italianos que migraram para o Brasil fugindo da fome e das guerras do século 19. Aqui acharam trabalho e futuro, como fizeram outros milhares de alemães, poloneses e açorianos, entre outros. E hoje assistimos, impávidos e até acovardados, brasileiros expulsando e queimando pertences de venezuelanos que fogem de um ditador. Mudamos tanto assim?
Honestidade
É muito interessante e pertinente um questionamento feito na última pesquisa CNT/MDA quanto o que eleitor mais apreciaria ou desejaria entre os candidatos à Presidência da República. Expressivos 75,9% não querem outra qualidade que não seja ser honesto.
Renovação?
O eleitor que pensava provocar uma renovação na classe política já pode arrefecer seus ânimos. Estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que 79% dos 513 deputados federais tentarão a reeleição em outubro. Projeção da entidade aponta que 75% deles devem se reeleger. O levantamento foi feito após o registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Drogas danosas
No voto em que condenou um homem a quatro anos e dois meses de prisão por tráfico de drogas – foi flagrado com 69 comprimidos de ecstasy e mais uma pequena quantidade de maconha, sustentando, inicialmente, que era para consumo próprio e depois confessar que a intenção era comercializar – o desembargador relator Carlos Alberto Civinski fez questão de destacar os efeitos nocivos que a droga apreendida causa no organismo dos usuários, podendo inclusive levá-los à morte, razão pela qual não é possível aplicar redução de pena, como o traficante pretendia.
Homenagem
Luiz Carlos Cancellier de Olivo sempre será lembrado e perpetuado na UFSC como seu reitor. A instituição, sem demoras e com total mérito, lhe presta mais uma homenagem, dando seu nome ao seu belo Centro de Cultura e Eventos.
Veja também:
Denúncias falsas geram prejuízos à Polícia Civil e ao Judiciário de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Empresa de Blumenau é condenada por discriminação a funcionário homossexual
Sobrevivente
Nosso grande escritor Deonísio da Silva comunica aos amigos que em outubro celebra um ano de posse na Academia das Ciências de Lisboa. Lembra, a propósito, que seus humildes pais morreram antes de ver mais esta do bebê de quem os vizinhos em Siderópolis diziam “este não se cria”. Valeram os cuidados de sua mãe e a réplica de meu pai: “se cria, sim”.
Café
Atrás da explosão de cafés na Ilha de SC e São José, sofisticam-se gostos e consumidores a ponto da Univali se dispor a oferecer um curso para apreciadores de tipos especiais, dias 15 de setembro e 6 de outubro, respectivamente.
Expectativas etárias
O fato de um cidadão gaúcho, representante comercial, falecido aos 85 anos, já ter – na data do óbito – ultrapassado a expectativa de vida do brasileiro, não é impeditivo para a fixação de pensão indenizatória. Para a solução, adota-se a tabela de sobrevida do IBGE, estabelecendo-se o pensionamento até quando a vítima completar 94 anos. O inovador precedente foi dado pelo TJ-RS. A prova confirmou que o falecido era um homem saudável. E a decisão sociológica do tribunal gaúcho reconheceu que “a morte de um ente querido traz imensurável dor da perda àqueles que ficam, ainda mais no caso, em que a autora e o falecido eram casados há mais de 60 anos, tendo construído uma vida em comum”.