CAPSad é inaugurado na noite de terça-feira, 26

Unidade de saúde deve atender dependentes de álcool e drogas

CAPSad é inaugurado na noite de terça-feira, 26

Unidade de saúde deve atender dependentes de álcool e drogas

Os profissionais da nova unidade abriram as portas do CAPSad – Crédito: Sarita Gianesini

Na noite de terça-feira, 26, foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, o CAPSad. A nova unidade de saúde deve oferecer atendimento especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas em diferentes níveis de cuidado. 

O secretário de Saúde, Luís Fernando Sanni, detalha que o atendimento não é de internação. 

– O dependente precisa ser tratado para ser reintegrado à sociedade. O CAPSad deve fazer um trabalho de acolhida, já que o doente vem, faz as atividades e volta para casa no fim do dia. 

São três diferentes níveis de cuidado: intensivo (diariamente), semi-intensivo (de duas a três vezes por semana) e não-intensivo (até três vezes por mês). Serão as escolhas e a força de vontade dos usuários que determinam a evolução em se libertar da dependência, permitindo a reinserção social.

Segundo o prefeito Paulo Roberto Eccel lembra que esta é a primeira vez que Brusque oferece serviço de saúde pública como o CAPSad. 

– Por muito tempo esse trabalho de atenção com álcool e drogas foi feito pelas igrejas. A partir de agora, queremos aliar o trabalho técnico ao espiritual.  

Eccel reforça a necessidade de acolhida no atendimento para dependentes e familiares. 

Para José Carlos Loos, representante do Rotary Club do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), a 
implantação do CAPSad é muito importante. 

– Brusque não tinha um local como esses. É mais uma vitória do povo, que vai ter um local especializado, bonito e no Centro da cidade. 

Estrutura

O corpo profissional do CAPSad conta com um clínico geral, um psiquiatra, dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, um enfermeiro, um educador físico, um educador artístico, uma assistente social, dois técnicos de enfermagem, um assistente administrativo e, ainda, instrutores de artesanato, teatro e música. 

Serão realizadas ações de assistência como medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar. Além de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes. O atendimento do CAPSad será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30.

Como procurar

Para participar é preciso telefonar para (47) 3355 9146, ou ir até a unidade do CAPSad (Avenida Augusto Bauer, nº.7) e acompanhar uma reunião no grupo de acolhimento.

Durante este primeiro contato, o paciente obtém informações sobre as formas de atendimento do CAPSad. Caso decida participar, o paciente passa por uma consulta de triagem, para ser encaminhado ao tratamento mais adequado (intensivo, semi-intensivo, ou não intensivo). 

Vale ainda salientar que poderá ser encaminhado pela rede de saúde, assistência social ou Justiça, mas por se tratar de uma “porta aberta”, cabe ao usuário decidir sua permanência.
*Com informações da Secom Brusque.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio