Cartório Eleitoral realiza configuração das urnas eletrônicas

Os 321 equipamentos serão utilizados em Brusque, Botuverá e Guabiruba

Cartório Eleitoral realiza configuração das urnas eletrônicas

Os 321 equipamentos serão utilizados em Brusque, Botuverá e Guabiruba

Na manhã deste sábado, 22 de setembro, servidores do Cartório Eleitoral de Brusque, iniciaram na Arena Brusque, o processo de configuração das 321 urnas eletrônicas que serão utilizadas em 7 de outubro, em Brusque, Botuverá e Guabiruba.

De acordo com o chefe de Cartório da 5ª Zona Eleitoral, Carlos Peixoto, o processo de configuração consiste em inserir nos equipamentos os aplicativos oficiais das eleições, os dados dos eleitores e dos candidatos, com as fotos. 

– Se a eleição fosse amanhã, teria urna pronta para o pleito, isso só não acontece, pois a urna tem um relógio oficial que a torna pronta  para receber os votos só no dia 7 de outubro – explica.

Na atividade deste sábado, 18 profissionais do Cartório Eleitoral, tanto da 5ª como da 86ª Zona Eleitoral estão envolvidos. Os trabalhos iniciaram às 9 horas e não há previsão de encerramento, podendo ocorrer até a madrugada.

Conferência
Na manhã de segunda-feira, 24 de setembro, haverá a conferência da configuração, realizada por servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Peixoto também diz que em 4 de outubro, outra conferência é feita para confirmar se todas as informações e o funcionamento dos equipamentos estão conforme o previsto.

Sem presença
Os representantes das siglas partidárias de Brusque, Botuverá e Guabiruba foram convidados para acompanhar o processo de configuração das urnas, porém não houve comparecimento. 

– A ausência deles não é boa, por que se as siglas acompanhassem as configurações das urnas, iam ver como funciona o processo e diversos boatos que giram em torno das urnas eletrônicas iam ser desfeitos – argumenta Peixoto.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo