X
X

Buscar

Casa Becker: Família Schweigert mantém casa construída em 1942 no Sternthal

Edificação passou por várias reformas e foi habitada por diversos moradores

É praticamente no fim do Sternthal, no bairro Aymoré, que está a terceira casa enxaimel que ainda resiste à ação do tempo na localidade.

Construída em 1942 pela família de Otto Becker, a casa já teve vários proprietários e hoje pertence à família Schweigert.

Muito bem conservada, a propriedade foi comprada no início dos anos 2000, para se tornar o espaço de lazer. Logo que adquiriu a propriedade, a família decidiu manter a casa enxaimel preservada.

Casa está bem conservada | Foto: Bárbara Sales

Willian Schweigert, 26 anos, é um dos proprietários atuais, e conta que, quando sua família comprou a casa, ela estava em boas condições, por isso, decidiram manter seu estilo único e que atrai olhares curiosos de todos que passam pela localidade.

A casa passou por reparos ao longo dos anos para ficar melhor conservada. A pintura foi refeita, assim como a varanda e o telhado. “Na época tinha aquelas telhas de barro, foram trocadas há uns 15 anos. Agora a casa tem eternit ecológico”, destaca.

Willian, entretanto, diz que a intenção é voltar com as telhas de barro, dando um ar mais clássico à casa.

Portas, janelas, o assoalho de madeira e algumas paredes são originais da época em que foi construída.

Nos fundos, um puxadinho, também com tijolos à vista, foi feito para manter o padrão do local e abrigar a cozinha, o banheiro e uma área de festas.

Quando foi comprada, a casa era utilizada somente aos fins de semana, como um rancho. Entretanto, há dois anos, a irmã de Willian, Alice, e o cunhado, Jardel, vivem no local.

Ano da construção está marcado em cima da porta principal | Foto: Bárbara Sales

Os móveis antigos, a maioria de madeira escura, dão o tom da decoração no interior da casa, deixando ainda mais charmosa.

Há quase 20 anos, a família Schweigert se orgulha em manter viva a história da casa e, de certa forma, também de Guabiruba. Se depender de Willian, a casa embelezará a paisagem do Sternthal ainda por muitos e muitos anos.

“É um patrimônio da cidade e vamos manter a casa até quando ela aguentar. Depois de quase 20 anos, a casa já faz parte da história da nossa família também. Não me imagino sem ela”.



Você está lendo: Casa Becker


– Introdução
– Herança alemã
– Tombamento no papel
– Caminho para o turismo
– Casa Missfeldt
– Casa Baron I
– Casa Fuckner
– Casa Schirmer
– Casa Ullrich
– Casa Schäfer
– Casa Rothermel
– Casa Kohler
– Casa Scharf
– Casa Schlindwein I
– Casa Schlindwein II
– Casa Kistner
– Casa Riffel
– Casa Gums I
– Casa Gums II
– Casa Suavi
– Casa Schweigert
– Casa Baron II