Casa de Brusque divulga primeira imagem de barão de Schneeburg, fundador da cidade
Após décadas de pesquisas, historiadores encontraram quadro no Museu Histórico de Santa Catarina
Após décadas de pesquisas, historiadores encontraram quadro no Museu Histórico de Santa Catarina
A Casa de Brusque divulgou na noite desta quinta-feira, 27, um retrato inédito do barão Maximilian von Schneeburg, o primeiro diretor da Colônia Itajaí-Brusque. A imagem foi localizada após décadas de pesquisas. A divulgação ocorreu durante um evento realizado na sede do museu. Na oportunidade, também foi lançada a edição de 2019 do Anuário Notícias de Vicente Só.
Os historiadores do museu chegaram a viajar para a Europa em busca do retrato, que estava no Brasil. Em 2008, pesquisadores foram até o Rio de Janeiro para procurar a imagem, mas foram informados que o quadro estava na Bahia.
Eles foram até o nordeste para encontrar o registro, mas lá receberam a notícia de que a imagem não estava lá. Já em 2019, Roque Dirschnabel, que faz parte da equipe de historiadores da Casa de Brusque, teve uma pista de onde o quadro poderia estar.
Os historiadores Celso Deucher e Roque Dirschnabel encontraram o quadro no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, em agosto de 2019. O quadro estava na reserva técnica do museu e não estava em exposição.
Segundo Deucher, o retrato foi pintado pelo artista francês Louis-Auguste Moreaux, que conviveu com o barão em Petrópolis, no Rio de Janeiro, alguns anos antes dele vir para Brusque.
Desde agosto do ano passado, os historiadores fizeram várias negociações para conseguir ver o quadro. A equipe também precisou de uma autorização do museu para fazer a réplica da imagem. Com o apoio de patrocinadores de Brusque e região, foi possível realizar a réplica do quadro que ficará na Casa de Brusque.
“Isso é um trabalho de toda equipe e não apenas meu e do Roque. Os pesquisadores e historiadores fizeram com que esse quadro pudesse chegar a Brusque e pudéssemos fazer essa grande descoberta”, pontua.
O presidente da Casa de Brusque, Ricardo José Scharf, explica que até então os historiadores da cidade tentavam encontrar uma imagem do barão, mas sem sucesso. Segundo ele, muitas pessoas confundem a imagem do fundador do município com a de Francisco Carlos de Araújo Brusque, que está exposta na praça Sesquicentenário.
A Casa de Brusque providenciou réplicas menores do retrato do barão que foram entregues aos prefeitos Jonas Paegle, de Brusque, Mathias Kohler, de Guabiruba, Ivan Martins, presidente da Câmara de Brusque e Rosita Kohler, presidente da Câmara de Guabiruba, bem como para a Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Brusque, Camila Coelho.
O presidente afirma que o destaque da edição de 2019 do Anuário Notícias de Vicente Só é a descoberta da imagem do barão de Schneeburg, que inclusive é a capa do livro. Esta edição teve o apoio de algumas empresas da cidade.
Foram produzidos 500 exemplares desta edição que serão vendidos na Casa de Brusque. O valor de cada livro é de R$ 30.