X
X

Buscar

Casa Suavi: Carpinteiro construiu sua própria residência enxaimel em 1952

Imóvel foi modificado ao longo do tempo, mas continua encantando quem passa pela Alsácia

No início da localidade da Alsácia, no bairro São Pedro, está a casa de Oswaldo Suavi, 90 anos. A bela construção enxaimel foi erguida por ele em 1952.

Ele trabalhou como carpinteiro a vida toda. A casa, inicialmente, ficava no terreno de seu pai, Francisco Suavi, na localidade da Lorena. Utilizando suas habilidades como carpinteiro, Oswaldo desmontou a casa de seu pai e conseguiu aproveitar as madeiras para fazer a sua casa enxaimel no terreno da Alsácia.

“Naquela época faltava dinheiro”, lembra, justificando o fato de ter aproveitado a casa que eram de seus pais para construir a sua.

Casa hoje está vazia | Foto: Bárbara Sales

O aposentado lembra que a residência levou em torno de oito meses para ficar pronta. “Fazia conforme o tempo. Um pouco a cada dia”, conta.

Oswaldo viveu ali com a esposa, Verônica Baron Suavi, por muitos anos. O casal teve seis filhos. Todos criados na casa de tijolos à vista.

Muito bem preservada, a casa teve poucas modificações ao longo dos anos. A principal mudança, de acordo com um dos filhos de Oswaldo, Jaime Suavi, foi a cobertura construída na frente da casa, há cerca de três anos.

A estrutura precisou ser feita porque com o passar dos anos, a madeira foi apodrecendo. Para proteger a casa, eles tiveram a ideia de fazer a cobertura. Os pilares usados para sustentar a estrutura, inclusive, são os da época da construção da casa.

Tijolinhos à vista chamam a atenção na Alsácia | Foto: Bárbara Sales

Além disso, o telhado também foi modificado. As telhas coloniais foram substituídas por novas.

A varanda lateral que fora construída com a casa também já não existe mais e o espaço ocupado por ela foi transformado em um banheiro.

A casa que tinha dois quartos grandes, sala e cozinha conjugados, está vazia desde 2015. As janelas, portas, o assoalho interno, além das paredes permanecem originais à época da construção.

Hoje, Oswaldo mora com o filho atrás da casa enxaimel. Apesar de estar fechada, a intenção deles é continuar preservando a construção que representa a história de Oswaldo e também de sua família.



Você está lendo: Casa Suavi


– Introdução
– Herança alemã
– Tombamento no papel
– Caminho para o turismo
– Casa Missfeldt
– Casa Baron I
– Casa Fuckner
– Casa Schirmer
– Casa Ullrich
– Casa Schäfer
– Casa Rothermel
– Casa Kohler
– Casa Becker
– Casa Scharf
– Casa Schlindwein I
– Casa Schlindwein II
– Casa Kistner
– Casa Riffel
– Casa Gums I
– Casa Gums II
– Casa Schweigert
– Casa Baron II