X
X

Buscar

CEI Bisa Olga Fischer, de Brusque, realiza ações de conscientização sobre o autismo: “criar um ambiente acolhedor”

Dia Mundial do Autismo é celebrado em 2 de abril

Por Amanda Kuhn

Em celebração ao Dia Mundial do Autismo, comemorado na terça-feira, 2, o Centro de Educação Infantil (CEI) Bisa Olga Fischer, em conjunto com a empresa Irmãos Fischer, que mantém a unidade em parceria com a Prefeitura de Brusque, promoveu atividades de conscientização ao autismo.

Entre as ações desenvolvidas com os pais dos alunos, servidores e comunidade, estavam a distribuição de adesivos educativos e o símbolo do infinito feito pelas pessoas presentes no pátio da escola. O momento foi registrado para representar a “diversidade entre as pessoas que estão dentro do espectro autista com infinitas variações e possibilidades, mesmo tendo semelhanças neurológicas entre elas”, explica a professora e gestora escolar do CEI, Kelly Cristina Bergler.

O intuito dessas atividades é educar e cultivar o respeito. “Criar um ambiente acolhedor e respeitoso é um dos fatores principais na ajuda para combater estereótipos, preconceito e discriminação”, diz Kelly.

Leonardo Bastiani/Divulgação

A gestora escolar afirma que conversar sobre o autismo é um passo importante para o entendimento das pessoas acerca do tema. “O preconceito é sentido na pele pelos familiares, agravando ainda mais com a discriminação. Temos grandes desafios ainda a serem enfrentados e essa troca de experiências, essa discussão social favorece o processo”.

Mês de conscientização do autismo

Durante todo o mês de abril, haverão atividades organizadas pelo CEI Bisa Olga Fischer. Exposição dos trabalhos realizados, jogos e teatro são algumas das ações programadas.

Nesta quinta-feira, 4, será realizado um bate-papo sobre autismo com a neuropsicopedagoga e presidente da Associação dos Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas (AMA) de Brusque, Márcia Graf Faria. O evento, em parceria com a empresa Irmãos Fischer e AMA Brusque, ocorrerá na sala de recreação do CEI e é aberto ao público.

Kelly destaca que a escola trabalha ao longo de todo o ano a importância do respeito.

Leia também:
1. Calor perto do fim: Brusque se prepara para mudança no padrão climático; saiba mais
2. Carro é destruído por incêndio na rodovia Pedro Merizio, em Botuverá
3. Homem morre após sofrer choque elétrico enquanto trabalhava em Jaraguá do Sul
4. Após aumento de casos de dengue, número de atendimentos dobra nos hospitais de Brusque
5. Voz e Elas: grupo brusquense cria projeto para ajudar mulheres no combate à violência


Assista agora mesmo!

Agressão de mulheres e abuso sexual de crianças: policial civil relata casos difíceis do dia a dia: