X
X

Buscar

Celebração Ecumênica encerra Semana da Família em Brusque neste domingo

Solenidade reuniu cerca de 100 pessoas no auditório do Centro Evangélico Pastor Sandreczki

A valorização e a promoção da família mais uma vez foram evidenciadas na tarde deste domingo, 22, durante a Celebração Ecumênica, que aconteceu no auditório do Centro Evangélico Pastor Sandreczki e reuniu cerca de 100 pessoas. A solenidade finalizou a 6ª Semana da Família, que iniciou em Brusque no último dia 13.

Neste ano o tema é “Família, berço da vida” e o lema “Família ontem, hoje e sempre”. Devido à chuva, a caminhada que aconteceria pelo Centro da cidade e terminaria com show musical no palco da Praça da Cidadania foi cancelada.

O evento, promovido pelo Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), reforça o papel da família na sociedade. “É a realidade permanente mais importante para a pessoa e para a sociedade, porque é na família que o homem recebe as primeiras noções do bem e da verdade, aprende a amar e ser amado e o pleno significado de ser pessoa. É uma instituição natural, sem a qual a humanidade já teria se extinguido”.

O presidente do Grupia, Paulo Vendelino Kons, diz que a celebração é um momento de redescobrir o valor de Deus nas famílias. Ele afirma que o lar não se improvisa e que a família é uma instituição desejada por Deus. “Para que sigamos o exemplo da família de Nazaré, estamos aqui para celebrar”.

O pastor Edélcio Tetzner, da igreja Luterana de Brusque, diz que é uma oportunidade para a reavaliação da caminhada cristã. Para ele, a família é imprescindível, local de segurança e confiança. “É no lar que o amor, carinho e respeito devem ser multiplicados”.

O pároco da igreja católica, paróquia São Luis Gonzaga, padre Magnos José Baron Caneppele, afirma que a iniciativa do Grupia é muito bonita e que o momento é muito importante para a sociedade brusquense. “Como o próprio tema diz, a família é o berço da vida. É onde as crianças aprendem o valor da vida, do amor e do que é essencial para a construção do caráter”.

União do lar

Pelo segundo ano, o casal Carlinhos e Kathya Maestri e as filhas Caroline e Monique participam das atividades da Semana da Família em Brusque. Eles aproveitaram a tarde deste domingo para celebrar e agradecer pela união no seu lar. “Precisamos dessas iniciativas. São ótimas. Não podemos deixar que falem mal da família. Tudo o que é feito é uma forma de despertar o valor da família, que Deus deixou para nós. É um presente e precisamos cuidá-la todos os dias”.

Educação dos filhos é dentro de casa

Gilson da Silva e a esposa Dolores Maria Graf da Silva, a filha, o genro e uma amiga também participaram da celebração. Para eles, é preciso que todos se conscientizem que a família é prioridade e que ela não pode ser destruída como muitos querem. “Que cada pai, cada mãe se conscientize que a educação dos filhos não é fora de casa, mas sim dentro de casa. É dentro do lar que tudo começa a ser moldado”, diz Gilson.

Oportunidade de Deus

Angélica Ziembicki e o amigo Patrick Fernando Costa acreditam que o evento ecumênico é uma benção. “Oportunidade que Deus nos dá de estarmos buscando pela família, preservando e mantendo-a em pé. Deus construiu a família para viver em paz e em amor. Quando algum membro da casa busca esse Deus já está tendo um diferencial neste lar”, diz Angélica.

Base da educação

O pastor Odirlon Silveira Campos, juntamente com amigos do Ministério da Família Feliz da igreja evangélica Calvário de Brusque, congregaram da celebração. Ele afirma que a família sempre será a essência e a base de tudo. “É ontem, hoje e sempre. É a base da educação, dos relacionamentos e experiências sociais. A igreja que ama a família cuida das crianças, dos adolescentes e dos jovens”.

Preservar a família

Silvia Amorim veio com a irmã Márcia Amorim e com a sobrinha Júlia Viudes celebrar a união. Ela diz que a semana tem um papel muito importante no resgate das famílias. “Independente de religião, o que vemos aqui são pessoas buscando pelas suas famílias, preservando este sentimento tão bonito. Considero necessário que cada vez mais ações assim sejam reforçadas e divulgadas em nossa sociedade”.

Defender e lutar pela família

O trio de amigas – Marcieli Poliana Pontes, Adriane da Silva e Maiara Leal, salientam que é “incrível” a Semana da Família no município. “São ações que nos fazem lutar pela família, algo que hoje em dia está sendo deturpado. Não importa como é essa família, pode ser mãe sozinha ou pai sozinho, o importante é que se vejam e sejam família”, diz Marcieli. Adriane também afirma que as pessoas defendem tantas coisas na sociedade e não defendem a família. “Nos manifestamos sobre tantas coisas, muitas vezes sem importância e deixamos de lutar e valorizar o que realmente é, como a família”.