Centro de Inovação de Brusque será na rua Itajaí
Espaço será construído no terreno doado pela AmpeBr ao governo do estado
O governo do estado anunciou no fim da tarde de sexta-feira, 31, onde será construído o Centro de Tecnologia e Inovação de Brusque. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), a definição do local aconteceu na semana passada, no Centro Administrativo, em Florianópolis, durante uma reunião entre o governador Raimundo Colombo, o secretário Carlos Chiodini e o prefeito interino de Brusque, Roberto Prudêncio Neto.
Durante o encontro, ficou definido que o Centro será construído no terreno do governo do estado. A área de 2.792,00 m², está localizada na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, e foi doada ao governo estadual pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr).
“A obra, que faz parte do projeto do governo do estado e é coordenada pela SDS, dará à cidade, e a região, um instrumento para fomentar o empreendedorismo inovador, trabalhando em rede com os demais 12 Centros que estão em construção no estado, formando um ecossistema de inovação e integrando governo, empresas e instituições de ensino”, declarou Chiodini.
O comitê de implantação, já constituído por 12 membros da tríplice-hélice, segue trabalhando em conjunto com a equipe da SDS na formatação do modelo de gestão do futuro Centro de Tecnologia e Inovação. Com os recursos já garantidos e o local definido, o processo segue para alinhamento final do projeto e posterior processo de licitação.
Impasse no local
O impasse na definição de onde o Centro seria construído iniciou no fim do ano passado quando foi constatado problemas técnicos no terreno cedido pela AmpeBr ao governo, já que a área apresentou terreno muito rochoso e, para a construção do espaço – orçado em aproximadamente R$ 5,2 milhões e que será custeado parte por uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Paulo Bornhausen e parte pelo governo do estado – seria necessário um aditivo de R$ 1,5 milhão para resolver as irregularidades do solo.
Com isso, o governo do estado cogitou devolver o terreno e encontrar outro local para a construção do empreendimento. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) então, ofereceu um espaço para a construção da estrutura.
Do fim do ano passado até agora, as duas entidades pleitearam o investimento, com reuniões e comitivas a Florianópolis. A decisão, que deveria ter sido tomada no início do mês, enfim foi anunciada.
O Município Dia a Dia entrou em contato com o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, mas ele preferiu não se pronunciar no momento. Já o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, estava em Monterrey, no México, para curso de gestão e liderança.
Centros de Inovação
Para valorizar a cultura inovadora e o empreendedorismo, os Centro de Tecnologia e Inovação estão sendo construídos em 13 polos catarinenses. Contarão com incubadoras, aceleradoras, laboratórios de ponta, orientação para empreendedores, centros de treinamento e espaços de convivência. Além de Brusque, são contempladas as cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville.