Centro de Inovação: definida empresa responsável pela conclusão da obra em Brusque
Local contemplará oito municípios da região; entrega é prevista para 2025
Na tarde desta segunda-feira, 9, estava programada a apresentação dos responsáveis pela construtora que dará continuidade às obras do Centro de Inovação de Brusque e Região. A empresa escolhida é a MC dos Santos, de Joinville, após processo licitatório encerrado em novembro. O encontro estava previsto para acontecer na estrutura localizada na rua Itajaí, no bairro Limoeiro. Contudo, devido às condições climáticas, a construtora não pôde comparecer, e a retomada das obras foi reprogramada para esta terça-feira, 10.
Apesar da ausência da empresa, o momento reuniu autoridades envolvidas no esforço pela conclusão do Centro de Inovação. O nome da construtora foi divulgado por telefone pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, ao assessor especial da pasta, Roberto Prudêncio, que estava presente no local.
“Estávamos muito ansiosos para que essa retomada acontecesse. Recebemos a confirmação da empresa vencedora deste certame. Acreditamos que, durante 2025, o local estará disponível para Brusque e região”, comentou o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Brusque, Günther Lother Pertschy. “Nosso papel agora, como comitê e entidades, junto à secretaria, é acompanhar a obra para evitar que ela seja novamente interrompida”, acrescentou.
A vice-presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Rita Cassia Conti, também esteve presente.
Ela destacou que as entidades têm acompanhado o processo e que o objetivo era dialogar com os responsáveis pela construtora. “O meu intuito era convidá-los para uma reunião na associação, junto ao Conselho de Entidades, para conhecermos o cronograma da obra e o tempo de execução, como temos feito com outras obras públicas”, explicou.
Leia também:
1. Justiça suspende diplomação e presidente da Câmara assumirá Prefeitura de Botuverá em janeiro
2. MDB tem maioria na Câmara de Botuverá para eleger prefeito interino
3. Com apresentação da Camerata Florianópolis, Papai Noel chega Brusque nesta segunda-feira
4. Motorista de carro que caiu no rio Itajaí-Mirim precisou saltar do veículo em movimento
5. Prefeitura de Brusque lança plano de Integridade e Compliance
“Estamos esperançosos e confiantes de que a obra será realizada. Embora a empresa não tenha comparecido hoje, estamos cumprindo nossa parte. Se necessário, acredito que a Acibr e outras entidades irão até Joinville para conversar com a construtora ou marcarão um novo encontro para discutir o cronograma. Brusque merece e precisa desse Centro de Inovação”, enfatizou.
Centro de Inovação
A obra deveria ter sido concluída em 2018. Desde a paralisação definitiva, a estrutura foi se deteriorando. A estimativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina é que, atualmente, a obra está 60% concluída. O serviço já chegou a estar 98% finalizado, mas, desde a paralisação da obra, a estrutura do prédio sofreu danos devido a casos de vandalismo e ao clima.
Em maio, foi publicado o edital de licitação para continuidade da obra, mas o processo foi cancelado no mês seguinte devido aos valores serem incompatíveis. Sendo assim, foi necessário readequar o procedimento para que fosse lançado novamente, o que aconteceu em outubro.
“É uma obra importante e fundamental para o estado, tão aguardada. A empresa vencedora tem sede em Joinville, e a ordem de serviço já foi assinada, conforme informações do governo do estado. Cabe a nós, junto ao comitê e às entidades, acompanhar sua execução até a conclusão. Esperamos que a obra avance e que o Centro de Inovação seja inaugurado no próximo ano”, concluiu Roberto Prudêncio.
Assista agora mesmo!
O Fusca que transformou a vida de Godofredo, o primeiro delegado da história de Guabiruba: