Centro e Limeira são os bairros com maior adesão ao programa Rede de Vizinhos em Brusque; confira ranking
Atualmente, o programa possui 5330 participantes no município
Os bairros Centro e Limeira são os que possuem maior adesão da população ao programa Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Brusque. Iniciado em 2016, o programa possui 121 redes ativas no município, totalizando 5330 participantes.
Ao jornal O Município, o comandante da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Pedro Machado, explica que o programa é uma estratégia de policiamento que reúne vizinhos de uma localidade para aumentar a segurança no local.
“Ela [rede] visa motivar a participação da comunidade local na identificação e resolução de problemas, fortalecer as relações interpessoais e aumentar a vigilância natural”, diz.
Número de redes nos bairros de Brusque
A Polícia Militar possui o registro da quantidade de redes ativas nos bairros do município. Em primeiro lugar está o Centro, com 11 redes, e, em segundo, Limeira, 10. Na sequência, os bairros Jardim Maluche, São Pedro, Águas Claras, Santa Terezinha, Primeiro de Maio e Souza Cruz possuem oito redes.
Depois na lista estão São Luiz (7) e Limoeiro (6). Por sua vez, os bairros Rio Branco, Dom Joaquim, Santa Rita e Paquetá possuem cinco redes.
Ainda no ranking aparece o bairro Azambuja (4) e Guarani (3). Por fim, os bairros Volta Grande, São Sebastião, Bateas, Zantão, Cerâmica Reis, Poço Fundo, Santa Luzia, Nova Brasília, Thomaz Coelho, São João, Cedrinho e Cedro Grande possuem apenas uma rede.
Como a rede ajuda a Polícia Militar
O comandante explica que, com as placas de identificação nas residências participantes, os criminosos passam a ter mais medo e dificuldades para atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas.
“Cada pessoa auxilia no cuidado da residência e comércio dos vizinhos, criando uma rede de segurança e ampliando a segurança do local”.
Pedro também afirma que a rede atua como um canal de comunicação entre os moradores e a polícia, mas que ela não substitui o 190 em casos de emergência. “Ela serve para repassar mais detalhes do que está ocorrendo no bairro e informar os problemas ocorridos”, finaliza.
Veja os passos para criar uma Rede de Vizinhos em Brusque
1 – Mobilizar seus vizinhos;
2 – Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, entrar em contato com o 18º Batalhão de Polícia Militar, pelo número de telefone (48) 98861-2267;
3 – Cadastro dos participantes;
4 – Uso de aplicativo de mensagens para troca de informações e organização das ações;
5 – Definir a circunscrição da rede;
6 – Nomear a rede;
7 – Permitir a participação da PM na rede
A partir disso, a Polícia Militar estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos para a localidade. Para obter mais informações sobre o programa, basta entrar em contato com o 18º Batalhão de Polícia Militar, pelo telefone (48) 98861-2267.
Leia também:
1. Tempo úmido abre semana em Brusque; chuva deve continuar
2. VÍDEO – Deputado federal de SC se envolve em segundo acidente no ano
3. Homem é preso no Poço Fundo com caminhão furtado em Botuverá
4. Obras da nova rotatória do pavilhão da Fenarreco e acessos devem finalizar até fim do ano
5. Há 110 anos, primeiro jornal da história de Brusque mudava de nome e passava ser editado em língua portuguesa
Assista agora mesmo!
Brusquense, Ivete Appel foi escolhida Brotinho do Mês do Carlinhos Bar nos anos 60: