Cerimônia marca início da 9ª Semana da Família Ecumênica de Brusque
Sessão solene aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Brusque
Sessão solene aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Brusque
Na manhã desta quarta-feira, 15, Dia Internacional da Família, uma sessão solene realizada na Câmara de Municipal de Brusque marcou o início da 9ª Semana da Família Ecumênica de Brusque. O evento é uma realização do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia).
A cerimônia iniciou às 8h30 e contou com a presença de autoridades, membros das igrejas católica e evangélica e da comunidade.
A conferência magna foi feita pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Ele falou sobre o tema desta semana, que é “A identidade da família cristã”.
Dom Wilson alertou para os aspectos atuais que podem levar à destruição da família. O arcebispo diz que cada vez mais as pessoas casam sem ter um matrimônio ou casam e não querem ter filhos, e isso resulta em um grande número de separações.
Segundo ele, para que a família seja restaurada e seja um ambiente de valores, é preciso adotar uma postura cristã. O bispo diz que Deus criou o ser humano para conhecer, amar e servir. “A família também deve buscar esse fim”, ressalta.
Dom Wilson finaliza trazendo ensinamentos do papa Francisco. “Temos que viver no amor. No mundo onde vivemos somos invadidos por essas tendências e é nesse mundo que devemos testemunhar o amor e a família é esse instrumento”.
Homenagem
Durante a cerimônia o casal Evaldo e Catarina Moresco recebeu o título de “Amigo da Família”, outorgado pelo Grupia e entregue pelo professor José Francisco dos Santos. Em seu discurso ele enfatizou o exemplo do casal na formação de uma família.
O casal foi homenageado por amigos e autoridades. Antigo amigo da família, o padre Nivaldo Alves de Souza, entregou um presente e disse algumas palavras. “Vi ali o modelo de uma família cristã”, ressalta.
Dom Wilson entregou uma bíblia de presente e parabenizou o casal pelo matrimônio, pelos feitos ao longo da vida e pela família formada.
A homenagem foi feita por causa da longevidade do matrimônio, celebrado no dia 7 de julho de 1962, completando quase 57 anos, e também pela educação que deram aos filhos.
Além disso, foram prestigiados pelo serviço que prestaram à cidade ao longo dos anos. Moresco foi professor por mais de 50 anos e Catarina, conhecida como dona Tide, há mais de 40 anos se dedica ao trabalho voluntário na Ação Social Paroquial São Luis Gonzaga e no Clube de Idosos Vovó Sofia, onde ajuda até hoje.
Evaldo tem 84 anos, nasceu em Nova Trento e reside em Brusque desde 1956. Catarina Erotides Zucco, 75, é do bairro Poço Fundo, em Brusque.
Em 1998, Moresco recebeu na Câmara de Brusque o título de cidadão honorário do município.
Programação
A Semana da Família iniciou no sábado, 11, e segue até o sábado, 25. Confira a programação para os próximos dias.
Sábado, 18
19h – Missa na igreja matriz São Luís Gonzaga
Domingo, 19
9h – Missa na igreja matriz São Judas Tadeu, no bairro Águas Claras
16 – Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Azambuja
19h30 – Culto na Igreja Evangélica Calvário, no bairro Jardim Maluche
Sábado, 25
14h – Festival Uma Tarde em Família, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki