Chuva forte causa alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores em Brusque

Zantão foi o bairro mais atingido pela chuva que se intensificou na madrugada desta quinta-feira, 10

Chuva forte causa alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores em Brusque

Zantão foi o bairro mais atingido pela chuva que se intensificou na madrugada desta quinta-feira, 10

A chuva forte que cai desde a noite de quarta-feira, 9, causou estragos em vários bairros de Brusque. Até a manhã desta quinta-feira, 10, a Defesa Civil registrou cerca de 20 ocorrências, mas a previsão é que até o meio-dia mais de 50 sejam contabilizadas.

Alagamentos, deslizamentos e queda de árvores foram os principais casos registrados. O bairro Zantão foi o local em que teve o maior acúmulo de água entre a quarta e a quinta-feira: 63 milímetros. Somente por volta da 1h foram 52,4 mm.

O agente da Defesa Civil municipal, Edevilson Cugick, diz que as ruas Walter Barteld e Arnoldo Ristow, no Zantão, foram alagadas. Além disso, na Arnaldo Ristow, houve queda de muro de residência e deslizamento de terra, onde o asfalto cedeu sobre um ribeirão e a passagem foi interrompida.

Entre as vias mais afetadas estão a Augusto Klapoth, no Santa Luzia; a avenida Carlos Cônsul Renaux, no Centro; General Osório e Gerson Venturelli, no Guarani; Nova Trento e Padre Antônio Eising, no Azambuja; avenida Primeiro de Maio e alguns transversais, além da rua Poço Fundo.

Na rua João Vanolli, no Azambuja, ainda ocorreu deslizamentos. Na rua Poço Fundo, teve queda de árvore. Cugick também diz que na rua Nova Trento, teve queda de muro.

Foram registrados 11 pontos de alagamentos nos bairros Santa Luzia, Zantão, Águas Claras, Primeiro de Maio, Azambuja, Centro, Limeira, Guarani, Nova Brasília, Poço Fundo e rua Nova Trento.

Os acúmulos de chuva foram: 63 milímetros no Zantão, 44 mm no Limeira Alta, 39 mm no Dom Joaquim, 38 mm no Limeira Baixa e 22 mm no Cedro Alto.

Limpeza das ruas

As equipes de limpeza da Secretaria de Obras já estão realizando a raspagem da lama nos pontos alagados, principalmente nos bairros Águas Claras, Cedrinho, Primeiro de Maio e Nova Brasília.

A pasta ressalta a importância do cuidado dos motoristas ao transitarem nas regiões com homens e máquinas na pista para a realização do serviço.

Nível do rio
O nível do rio Itajaí-Mirim está normal. Por volta das 8h30 desta manhã estava com 1,86 metro. No entanto, em Botuverá estava 2,60m, o que deixa o órgão em alerta. O agente da defesa também solicita que a população fique em observação, principalmente as que moram próximas de ribeirão e encostas.

“Pedimos que monitorem e fiquem atentos, pois a previsão é que continue chovendo durante o dia”. A previsão da Epagri/Ciram é que durante essa quinta-feira chova mais de 40mm.

O telefone da Defesa Civil é o 199 e 3396-7413.

SC-108

A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque (ADR) informa que, no início da tarde será feita a limpeza do quilômetro 143 da SC-108, entre Nova Trento e São João Batista.

Devido às chuvas da madrugada, uma barreira cedeu e deixou o trânsito em meia pista. Ainda pela manhã, a Polícia Rodoviária Estadual estará no local para sinalizar e acompanhar o tráfego de veículos.

Guabiruba
No município, a Defesa Civil recebeu apenas um chamado, após acúmulo de água de 31 mm por volta da 1h. Na rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, um morador pediu o corte de uma árvore no pátio de sua residência, pois teme que ela possa cair. À tarde, os bombeiros deverão cortá-la.

A Defesa monitora os bairros Lageado Baixo e Guabiruba Sul, locais que geralmente apresentam algum tipo de problema.

Botuverá
Em Botuverá, a situação está normal. Choveu até essa manhã de quinta-feira 18,8 mm. A coordenadora da Defesa Civil, Maiara Colombi, conta que o órgão trabalha apenas para restabelecer estradas e pontes afetadas com a enxurrada da semana passada.

No Ribeirão Porto Franco, pontes foram danificadas e no Lageado Baixo e Alto, estradas foram comprometidas. O nível do rio na cidade está normal – cerca de 2,60 metros às 9h40. A previsão é que chova durante o dia, gradativamente, 40 mm.

**Atualizado às 10h33

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo