Chuvas em SC: mais de 1,3 mil são afetados e município decreta emergência
Governador Jorginho Mello acompanhou situação na Defesa Civil neste sábado
Governador Jorginho Mello acompanhou situação na Defesa Civil neste sábado
As chuvas em Santa Catarina neste fim de semana, 7 e 8 de dezembro, afetaram 24 municípios em várias regiões do estado. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de SC, mais de 1,3 mil pessoas foram afetadas. Houve alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
Na noite deste sábado, 7, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve na sede da Secretaria de Defesa Civil em Florianópolis e monitorou a situação junto com o secretário Fabiano de Souza. Eles discutiram ações de respostas aos danos.
“Acompanhei a situação em todos os municípios atingidos. O estado trabalha agora mais na proteção do que na defesa. Nosso trabalho que tem sido feito nas barragens é justamente para evitar os grandes desastres e, acima de tudo, salvar vidas”, afirma o governador.
No Norte do estado, Joinville e Araquari enfrentam problemas causados pelas chuvas intensas. Araquari, inclusive, decretou situação de emergência. Na cidade, as chuvas impactaram cerca de 30 pessoas.
Em Joinville, alagamentos atingiram ruas e bairros inteiros, prejudicando a mobilidade e a infraestrutura local. A cidade de São Bento do Sul também enfrentou alagamentos e quedas de muros, enquanto São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.
Em outros municípios, como Guaramirim, Corupá e Jaraguá do Sul, a situação não é diferente. Guaramirim ativou o plano de contingência, temendo inundações, enquanto Corupá sofre com deslizamentos de terra e quedas de árvores, prejudicando ainda mais as condições de mobilidade e segurança.
O Planalto Norte e o Meio-Oeste também enfrentam danos estruturais graves. Em Canoinhas, a enxurrada danificou três residências e causou a queda de árvores. Já em Caçador, o município registrou 38 afetados pelas chuvas, com cinco pessoas desabrigadas.
A cidade de Bom Retiro, na região de Lages, contabiliza 50 residências atingidas por enxurradas e deslizamentos, além de danos causados pela queda de barreiras.
Em Lindóia do Sul, na região de Concórdia, os rios Jacutinga e Engano transbordaram, cobrindo pontes e isolando áreas rurais. As chuvas também danificaram a infraestrutura viária em Dionísio Cerqueira e Palma Sola, no Oeste do estado.
Na região de Maravilha, em Flor do Sertão, uma ponte que havia sido interditada pelas chuvas foi liberada neste sábado, permitindo o tráfego local. Em Xanxerê, o risco de deslizamentos e os alagamentos têm mobilizado equipes da Defesa Civil para garantir a segurança da população.
Segundo a Defesa Civil catarinense, a previsão indica que, embora as chuvas diminuam em algumas regiões a partir de segunda-feira, 9, a situação continua crítica, com a possibilidade de mais chuvas intensas, especialmente nas áreas próximas ao Paraná.
O Fusca que transformou a vida de Godofredo, o primeiro delegado da história de Guabiruba: