brusque
Brusque tomado pelo nevoeiro nas primeiras horas da manhã deste sábado/Arquivo: Ciro Groh

Brusque irá completar neste sábado, 9, seu décimo quinto dia de tempo seco. O último evento chuvoso que trouxe volumes representativos ao município, ocorreu entre 22 e 23 de junho.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, esta condição de estiagem irá perdurar até o início da próxima semana. Até lá, os brusquense seguem na ausência de chuva e sem frio intenso nas madrugadas, diante de aquecimento atípico nas tardes.

brusque
Começo de manhã deste sábado em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Conforme o especialista, na terça-feira, 12, o tempo começa a mudar em todo o Vale do Itajaí, com o fim do bloqueio atmosférico, responsável, até então, por impedir o avanço de nuvens de chuva à região brusquense.

Ainda segundo Coutinho, a partir da terça o padrão de inverno retorna a toda SC, trazendo de volta o frio mais forte e a umidade, quando a possibilidade de chuva aumenta, isso, após um longo período de estiagem.

Com relação à expectativa, baixos acumulados de precipitação são esperados. Tanto para a próxima semana quanto na soma geral dos 31 dias de julho. O mês, inclusive, deve terminar diante de índices pluviométricos  abaixo da média climatológica, explica o engenheiro agrônomo.

*Com informações da previsão do tempo: Ronaldo Coutinho/Climaterra

Veja também:

Um pedacinho da Alemanha visto na propriedade do casal Huber, de Guabiruba; confira as fotos


O tempo na madrugada

brusque
O sol começando aparecer em Brusque na manhã deste sábado/Arquivo: Ciro Groh

Dando sequência à edição deste sábado, vamos trazer agora as informações relacionadas às temperaturas mínimas anotadas entre a madrugada e amanhecer por todo o Vale do Itajaí-Mirim.

Acompanhe abaixo os índices mínimos dos termômetros neste levantamento feito junto à rede Groh Estações. Os dados correspondem a cada lugar descrito em anexo.

Fonte: Groh Estações

Fotos dos leitores

Para finalizar, veja os belos cenários trazidos ao Blog do Ciro Groh pelos colaboradores, mostrando como o sábado começou em cada lugar mencionado na legenda:

Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila
Tirivas em Presidente Nereu/Arquivo: Margareti Petry
Gabiroba em Botuverá/Arquivo: Marcos e Sonia Bianchessi
Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos/Arquivo: Jaison e Juliana Brambila

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK