Nevoeiro em Brusque: saiba o que provoca fenômeno comum na região
Moradores presenciaram neblina na manhã desta segunda-feira
Após nevoeiro ter sido registrado em Brusque na manhã desta segunda-feira, 7, o jornal O Município conversou com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, para entender o que é o fenômeno e quais são as suas causas.
No bairro Águas Claras, o nevoeiro foi tão intenso que não era possível enxergar algumas casas mais baixas na rua. O registro foi feito por volta das 7h40.
Confira o vídeo do nevoeiro:
https://youtube.com/shorts/vWm-0MRYUNM?si=dGcLgx0Tf1LFoFHA
O especialista explica que o fenômeno pode ser chamado de neblina e cerração, mas que o termo correto é nevoeiro. Ele destaca que é comum em regiões litorâneas e de vale, locais que concentram mais umidade.
“A tendência é que o ar frio, mais denso, desça e se condense nos locais mais baixos. Esse fenômeno é comum ao longo do ano, não apenas em épocas de frio. O que importa é ter umidade disponível”, afirma.
Marcelo observa que o nevoeiro restringe a visibilidade tanto na horizontal quanto na vertical, causando impactos no dia a dia. Um deles é que aviões não decolam com neblina, assim como navios não deixam os portos.
Como Brusque não possui aeroporto por estar situada em um vale, a principal consequência é a redução da visibilidade para motoristas. O especialista orienta condutores a redobrar a atenção e recomenda que ciclistas utilizem luzes de sinalização.
Normalmente, o fenômeno ocorre nas primeiras horas do dia ou no fim da tarde, quando as temperaturas são mais baixas e há pouco vento.
Leia também:
1. Saiba como a Arquidiocese pretende definir substituto do padre Nélio no Hospital Azambuja 2. Saiba detalhes do acidente entre motocicleta e caminhão registrado na rodovia Antônio Heil, em Brusque 3. Brusque vive a magia das Danças Circulares em manhã de conexão 4. VÍDEO – Acidente entre caminhão e moto é registrado na Antônio Heil, em Brusque 5. Jovem de Botuverá que faleceu após carro cair em rio tinha sonho de construir uma família
Assista agora mesmo!
Lendas cercam antigo cemitério polonês de Botuverá, marca da imigração ao município:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias