Cobertura da vacina da gripe em Brusque cresce após disponibilização para todos os públicos
Com campanha realizada, município consegue melhorar números, apesar de ainda estar abaixo da meta
Com campanha realizada, município consegue melhorar números, apesar de ainda estar abaixo da meta
A cobertura da vacina da gripe em Brusque chegou aos 85%, segundo a Vigilância em Saúde. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde ainda não foi alcançada, mas o número de pessoas que receberam a dose do imunizante cresceu com campanhas realizadas pela prefeitura.
Até a quinta-feira, 12, Brusque tinha vacinado 34.258 pessoas – a meta do Ministério da Saúde é aplicar o total de doses enviadas à cidade, 40.117. Desse total de pessoas vacinadas, 30% são idosos.
Desde 12 de julho, a Prefeitura de Brusque disponibilizou a vacina contra a gripe para todos os públicos, com restrição apenas para bebês com menos de seis meses. É necessário também um intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid-19 e a Influenza. Não é necessário realização de agendamento.
Para receber a imunização contra a Influenza, basta o cidadão se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde com Sala de Vacina. É necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Quem tiver cartão nacional do SUS e a carteira de vacina, também é aconselhável levar.
Na época, a cobertura vacinal estava em 55% da população em Brusque, bem abaixo dos 90% previstos.
“A procura foi baixa nesse ano. Acreditamos que pelo fato de duas campanhas de vacina estarem concomitantes. A espera pelo intervalo entre a dose da vacina Covid-19 e a Influenza, demandam mais tempo do cidadão que por vezes o mesmo não consegue com facilidade”, analisa Ariane Fischer, diretora da Vigilância em Saúde.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: