X
X

Buscar

Colégio brusquense leva ouro e vai representar Santa Catarina na fase nacional do Jesc

Equipe feminina de vôlei do Colégio Cultura se sagrou campeã da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina

A equipe feminina de vôlei do Colégio Cultura, de Brusque, conquistou um feito importante para a cidade. No domingo de Dia dos Pais, o grupo brusquense se sagrou campeão da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina. A disputa – que envolve atletas de 12 a 14 anos – ocorreu em Caçador, no meio-oeste catarinense.

Ainda no domingo, as atletas e a comissão técnica foram recepcionadas com foguetório. O colégio chegou a contratar um trio elétrico para festejar a conquista do grupo que agora ganha o direito de representar Santa Catarina na etapa nacional da competição. A disputa será realizada em Fortaleza de 3 a 12 de setembro.

Para o professor das atletas, Everton Nascimento, o título simboliza o esforço que vem sendo feito no voleibol de base na cidade. Ele, que é um dos professores do projeto da Abel, destaca que a conquista é um reconhecimento do papel da associação e do apoio da instituição de ensino brusquense. “É um título que acredito ser uma conquista inédita para essa categoria. Algo muito importante para a cidade”, define. Além do título no feminino, o Cultura ainda foi vice-campeão no masculino ao perder a final para a Escola Municipal Erwin Prade, de Timbó, por 2 a 0. As parciais foram de 25 a 20 e 25 a 15.

A campanha

Para ficar com o título, as meninas do Cultura deixaram para trás três adversários. O primeiro jogo foi diante de Guaraciaba. Segundo Caetano, o duelo foi uma espécie de final antecipada. “Foi bem difícil, pois eles não perdiam há cinco anos essa competição”, observa, ao comentar sobre o triunfo apertado por 2 sets a 1. As parciais foram de 21 a 25, 25 a 15 e no tie-break 15 a 10 para as brusquenses. Na sequência, as atletas ainda venceram Joaçaba, por 2 sets a 0, parciais de 25 a 15 e 25 a 13, e finalizaram com um passeio para cima de Jaraguá do Sul: 25 a 13 e 25 a 7.

Outras conquistas

Brusque também terá outros representantes na fase nacional do Jesc para alunos de 12 a 14 anos. Somente no judô, quatro atletas colocaram a cidade no lugar mais alto do pódio. Entre os homens, Lucas Guilherme Burg, da Escola Santa Terezinha, venceu na categoria Super-ligeiro, enquanto Germano Gelatti Bianchini, do Cultura, ganhou no peso Médio.

As mulheres também fizeram bonito. Amanda Gabrielly de Oliveira, aluna da Escola de Educação Básica Francisco de Araújo, levou a melhor entre os pesos Leves, já Maria Eduarda Anacleto Germiniani, do Feliciano Pires, foi soberana no Pesado.

A cidade ainda ganhou medalhas douradas no atletismo, com o primeiro lugar de Jéssica Heloísa Soares. A atleta da Escola Santa Terezinha venceu a prova dos 1 mil metros com o tempo de 3min18s. Na natação, quem brilhou foi Lara dos Santos, ganhadora dos 50 metros livre e borboleta pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux.