Colunista de O Município e professora da Unifebe, Rosemari Glatz lança livro sobre a história de Brusque
Resultado de três anos de pesquisa e produção será apresentado neste sábado para convidados
Uma obra que desperta o interesse de diversos públicos e que serve como subsídio para o ensino da história regional. Assim pode ser definido o livro “Brusque – os 60 e 160: Elementos da nossa história”, que será lançado pela professora da Unifebe e colunista de O Município, Rosemari Glatz, neste sábado, 8, às 17h, no Espaço de Memória Cônsul Carlos Renaux/Villa Renaux.
A obra, dividida em capítulos, é ilustrada com fotografias da época em que os fatos se passaram, fotografias atuais e gravuras. Escrito de forma didática, está estruturada em dois momentos distintos: o primeiro é um recorte temporal, designado como “Os 60” e contempla o período que antecede a criação da Colônia Itajahy-Brusque em 1860 até o início do século XX, quando foi fundada a última grande indústria têxtil, concluindo assim a transição da Brusque colonial para a Brusque industrial.
O segundo recorte traz para o momento presente, quando Brusque está no limiar de completar 160 anos de fundação e já conta com mais de 131 mil habitantes. Numa espécie de manejo estético de códigos culturais, são apresentados os principais pontos e atrativos que marcam a identidade da Brusque atual.
Veja também:
Em dois anos, quase 600 crianças e adolescentes abandonaram estudos na região de Brusque
Tributos municipais de Brusque serão reajustados em 3,97% em 2019
Samae se prepara para aumento no consumo de água em Brusque
Conforme a autora, a obra é resultado de três anos de pesquisa e produção e se tornou possível por meio do Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. “Conhecer a nossa história nos legitima, nos une e nos explica e, no passado, encontramos as razões daquilo que somos hoje, uma identidade. “Brusque – Os 60 e o 160: Elementos da nossa história” se apresenta de forma descomplicada, ilustrada e colorida, e possibilita ao leitor confrontar os primórdios da Colônia Itajahy-Brusque e o agora, conduzindo ao reconhecimento das identidades locais a partir de representações culturais que consolidam a memória da coletividade”, enfatiza a professora”.
Lançamento oficial
No lançamento do livro, destinado para convidados, imprensa e aos representantes do poder público de Brusque, estarão presentes várias pessoas que contribuíram com a pesquisa e que permitiram que o livro trouxesse informações e imagens ainda inéditas. O proprietário do imóvel, Vitor Renaux Hering (tataraneto) e Gerd Albert Walter Gommersbach (neto do Cônsul Carlos Renaux) confirmaram presença.
Após o lançamento oficial, haverá ainda outras duas oportunidades para que a comunidade conheça a obra e tenha contato com a autora. No dia 14 de dezembro, a partir das 19h, na Fundação Cultural de Brusque durante a “Mostra dos projetos desenvolvidos com recursos do Edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura” e no dia 22 de dezembro, entre 10h e 13h, em sessão de autógrafos na Livraria e Papelaria Graf, no Centro de Brusque.
Veja também:
Novo contrato com o Hospital Dom Joaquim contemplará endoscopias
Samae iniciará implantação de rede de água na região da Vila Olímpica
Banda alemã VoxxClub acerta retorno Blumenau em 2019 e 2020
A autora
A formação de Rosemari Glatz se deu nas áreas de Contabilidade e Administração. A autora é pesquisadora da história regional e autora de inúmeras crônicas que são publicadas semanalmente no jornal O Município, de artigos no Anuário Notícias de Vicente Só e de capítulos do livro Famílias de Origem Alemã no Estado de Santa Catarina. Ex-chefe da agência da Receita Federal em Brusque e professora da Unifebe, ela assume como reitora da instituição de ensino a partir de abril de 2019.
Serviço
Lançamento do livro “Brusque – os 60 e 160: Elementos da nossa história” (Haverá sessão de autógrafos e visita guiada)
Quando? Sábado, 8 de dezembro, às 17h
Onde? Villa Renaux, localizada na avenida Primeiro de Maio, 1.000
Informações no e-mail rosemari@unifebe.edu.br