Com frio chegando, acolhimento de moradores de rua em Brusque é intensificado
Secretário de Assistência Social pede auxílio da população para indicar pessoas em situação de risco
Secretário de Assistência Social pede auxílio da população para indicar pessoas em situação de risco
A Secretaria de Assistência Social e Habitação garante o reforço no acolhimento de moradores de rua, devido às baixas temperaturas registradas em Brusque nos últimos dias. O albergue provisório na Arena Brusque recebe em média 20 pessoas a partir das 19h, horário em que o frio começa a ficar mais intenso.
O secretário da pasta, Deivis da Silva, explica que os alertas de baixa temperatura por parte da Defesa Civil de Santa Catarina e da Defesa Civil de Brusque funcionarão como aviso. Desta forma, a secretaria de Assistência Social, em parceria com outras, como a de Educação, que poderá emprestar veículos, irão realizar buscas e abordagens dos moradores de rua.
“As pessoas serão convidadas para o albergue, onde terão uma alimentação e um local apropriados para esta questão do frio. O albergue abriga de 18 a 23 pessoas, os fins de semana têm geralmente menos abrigados”, explica.
Leia:
MP-SC processa Prefeitura de Brusque por falta de concurso público para a Fundação Cultural
Dívida do Brusque FC tem aumento de quase 300%, mas clube está entre menos endividados
Silva também pede o apoio da população para localizar e informar à secretaria sobre a presença de moradores de rua passando frio à noite. “Sabemos que eles estão espalhados, um está no Santa Terezinha, um no Maluche, outro no Santa Rita. A comunidade pode nos ajudar neste sentido. Vamos trabalhar na divulgação.”
Novo albergue segue em construção
O novo abrigo para moradores de rua de Brusque, que será localizado no antigo almoxarifado da Secretaria de Saúde, segue com atraso para a conclusão das obras, que estão em andamento. Silva estima que entre 15 e 20 de junho os primeiros trabalhos de atendimento finalmente comecem a ser desenvolvidos no local.
O albergue será localizado na rua Dr. Penido, próximo ao parque Leopoldo Moritz (Caixa d’Água) e à sede do Grupo Escoteiro Brusque. Houve previsões anteriores de que as obras ficassem prontas em março e em abril. Era necessário aguardar pela mudança do almoxarifado da Secretaria de Saúde para seu novo endereço, no Nova Brasília.
Leia:
Voluntários pretendem retomar restauração do avião do parque Leopoldo Moritz
Caminhoneiros aderem à greve nacional e fazem manifesto na rodovia Pedro Merizio
Silva estima que o local terá capacidade para abrigar 35 homens e entre 10 e 15 mulheres, em alas separadas. No albergue, haverá também espaço reservado para adolescentes entre 12 e 19 anos e suas mães, especialmente para situações definidas pelo Conselho Tutelar. Outra ala é reservada para jovens nesta faixa etária sem acompanhamento familiar, que terão suporte de assistentes sociais e psicólogos.
O novo abrigo funcionará com os mesmos serviços oferecidos da Arena Brusque, em sistema de albergue: os moradores de rua saem durante o dia e terão acesso à janta, banho e cama, com acompanhamento de equipe técnica com assistentes sociais e psicólogos.