Com Jasc e estadual pela frente, Brusque Basquete ainda espera para iniciar treinos coletivos

Presidente José Eurico Frota comenta situação da equipe na pandemia e expectativas para o fim de 2020

Com Jasc e estadual pela frente, Brusque Basquete ainda espera para iniciar treinos coletivos

Presidente José Eurico Frota comenta situação da equipe na pandemia e expectativas para o fim de 2020

O Brusque Basquete aguarda a definição da volta aos treinamentos coletivos na Arena Brusque para iniciar de fato a preparação para o Campeonato Catarinense de basquete e para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). As inscrições para as duas competições foram prorrogadas, com o estadual previsto para começar no final de outubro, e os JASC logo na sequência. As atividades normais na equipe não são realizadas desde 18 de março, no início da pandemia.

Enquanto a equipe segue com a preparação física na academia Somma e treinos individuais com bola, o presidente José Eurico Frota, o Zurico, espera que o protocolo firmado seja alterado, pois não concorda que o diagnóstico positivo de um único atleta impossibilite a equipe inteira de jogar, como afirma que está previsto atualmente.

“Nem mesmo o futebol profissional está assim. Fica difícil. Vamos esperar a definição durante a semana, e a ideia é que a Federação Catarinense de Basketball disponibilize álcool em gel, máscaras, medidor de temperatura.”

O estadual deve ser disputado em sede única, ou em no máximo duas sedes, tentando seguir o exemplo da Associação Nacional de Basquete nos Estados Unidos (NBA), adaptado à realidade da modalidade em Santa Catarina.

O Brusque Basquete manteve praticamente todo o elenco, com o respaldo dos programas de bolsa-técnico e bolsa-atleta. A parada também fez com que os atletas que não residem em Brusque voltassem para suas cidades de origem. Com algumas reduções por parte dos patrocínios, Zurico elogia a parceria dos apoiadores, que mantiveram a equipe em situação tranquila apesar da pandemia.

Rendimento

Zurico aguarda para ver como serão os desempenhos da equipe diante do ineditismo da pandemia e de situações já vistas em outros esportes e campeonatos, nos quais vários times caíram de rendimento e sofreram com lesões após uma longa pausa.

“Nosso time trabalha em um nível de exigência profissional, embora não seja de fato profissional. São treinos em dois períodos, com aspectos físicos e técnicos. Penso ser mais difícil a volta para o atleta acostumado a treinos diários, de dois períodos, do que para o atleta mais amador, que treina em dois dias da semana. Equipes de outros esportes em Brusque também devem passar por esta transição”, comenta.

Campeonato Brasileiro

O Campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, teve a edição de 2020 cancelada. Na visão de Zurico, a medida foi correta, porque muitos municípios e estados dos quais são oriundas as equipes participantes acabaram sendo muito afetadas pela pandemia, impedindo a prática esportiva até mais recentemente.

“Algumas equipes haviam feito contratações apenas para a competição. Mas não é o nosso caso, pois temos um calendário com o estadual e os Jasc. Mas foi uma perda, também porque é um campeonato que dá um patamar de rendimento alto para quem vai ter outras competições.”

O Brusque Basquete se preparava para a competição no início do ano, mas precisou interromper as atividades 10 dias antes do início, por conta da pandemia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo