X
X

Buscar

Com problemas financeiros, Somelos pede recuperação judicial

Juíza da Vara Comercial de Brusque já nomeou um perito contábil para fazer análise da situação financeira da empresa

A Somelos Tecidos Brasil protocolou pedido de recuperação judicial na Vara Comercial de Brusque no início desta semana. A empresa têxtil, localizada no bairro Limeira, está com o setor produtivo paralisado desde a metade do mês de janeiro por conta de problemas financeiros.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiação e Tecelagem de Brusque (Sintrafite), Aníbal Boettger, afirma que agora, a empresa aguarda a manifestação da juíza da Vara Comercial, Clarice Ana Lanzarini, que já nomeou um perito contábil para analisar a situação financeira da empresa.

“O perito tem prazo de 10 dias para fazer esse relatório e, após isso, a juíza deve se manifestar sobre o pedido”.

Se for favorável ao pedido de recuperação, a juíza irá nomear um adminsitrador judicial que será o responsável por marcar uma assembleia para a análise do plano de recuperação em conjunto com todos os credores da empresa.

“Se o plano for aprovado por todos, o processo continua. Ainda não temos o conteúdo completo do plano, mas estamos na torcida para que seja um plano bom, e que as atividades da Somelos voltem à normalidade”, destaca.

O setor de produção da empresa continua paralisado e os 120 funcionários estão em casa, a espera de uma definição. Os trabalhadores permanecem sem receber o 13º salário, férias, e partes do salário de janeiro e fevereiro.

“Há uma apreensão muito grande por parte dos funcionários. A maioria, está aguardando para ver se ocorre a retomada do setor produtivo da empresa, mas alguns já entraram com ação de rescisão indireta e estão trabalhando em outro local”.

A empresa
A Somelos foi fundada em 1958, em Portugal, com o nome Sociedade Teixeira de Melo e Filhos, dedicando-se inicialmente à produção de fios e mais tarde à produção de tecidos de algodão. Em 1971 a empresa tornou-se uma sociedade anônima, passando a se chamar Somelos. Há cerca de 15 anos abriu parque fabril no bairro Limeira, atraída por área industrial oferecida pela prefeitura.