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Com redução de demanda, empresas de Brusque se adaptam para vendas na Páscoa

Estabelecimentos estão usando redes sociais para divulgação dos produtos

A época de Páscoa, importante para vários setores da economia, coincidiu com o início da quarentena para combate ao coronavírus em grande parte do Brasil, o que prejudicou a venda de itens relacionado a data em todo o país.

A estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é que as vendas da Páscoa em 2020 devem registrar queda histórica de 31,6% em relação a 2019. Se for confirmada, representará perda de R$ 738 milhões para o setor de comércio. O estudo da CNC, indica ainda que o faturamento do varejo deve alcançar R$ 1,5 bilhão esse ano. No ano passado, ficou em R$ 2,3 bilhões.

Em Brusque, não vai ser diferente. Apesar das dificuldades enfrentadas, as empresas estão buscando alternativas para atender os clientes e reduzirem os impactos.

Nesta semana, a última antes do feriado de Páscoa, o governador do estado, Carlos Moisés (PSL), autorizou uma liberação especial para lojas que comercializam chocolate abrissem, desde que não estejam dentro de centros comerciais ou shoppings.

A padaria Sassipan percebeu uma diminuição grande nos pedidos, mas, segundo a gerente de marketing da empresa, Sara Caetano Sassi, as vendas de Páscoa acontecem em maior volume justamente na última semana. 

A Sassipan está divulgando os produtos através das redes sociais e aceitando pedidos através de todas as plataformas online e também no balcão da loja, no bairro Jardim Maluche. Os pedidos de ovos de Páscoa podem ser entregues e é cobrada uma taxa de acordo com o bairro que o cliente mora.

O catálogo com os produtos está disponível no Instagram da padaria e também pode ser enviado pelo Whatsapp.

Divulgação

A Chocolates Vô Paza, que fica no Jardim Maluche, também está com atendimento no balcão e pelas redes sociais, explica o proprietário, Andrei Paza. Paza conta que as vendas caíram entre 40% e 50% em relação ao último ano, mas a expectativa é que aumente nos últimos dias antes da Páscoa.

O catálogo de produtos de Páscoa está disponíveis nas redes sociais da empresa e também no Whatsapp. Encomendas podem ser feitas também pelo telefone  e a empresa está fazendo entregas.

Divulgação

A Panificadora Tomasi, por sua vez, teve que adotar uma estratégia diferente neste ano, e não comprou produtos de Páscoa de outras empresas, vendendo apenas por encomenda e produzindo os itens, de acordo com o proprietário, Ademir Tomasi.

Tomasi afirma que as vendas de produtos de Páscoa estão bem abaixo, mas a empresa está abrindo em horário normal, mas sem consumo no local. Os pedidos de chocolates para a Páscoa podem ser feitos através do Whatsapp, telefone  e também no Instagram na padaria.