X
X

Buscar

Comemorações do ano da Alemanha no Brasil iniciam

Quatro ações estão programadas para acontecer em Brusque

O dia 13 de maio de 2013 marcou o início das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, período no qual estão programadas uma maratona de eventos, de norte a sul do país, para celebrar a longa parceria cultural e econômica entre os dois países. Brusque também está participando do calendário comemorativo, tendo sido escolhido por quatro projetos que valorizam a importância alemã no cotidiano do município.
Exposições, festivais de cinema, música, esporte e um centro cultural itinerante fazem parte do programa. Diversas instituições atuam na organização das centenas de eventos que pretendem apresentar a Alemanha de forma moderna e atual.
O evento, que vai até pouco antes do início da Copa do Mundo, em junho de 2014, tem a coordenação da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e parcerias com o Instituto Goethe, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).
Ações em Brusque
Brusque está inserido na programação com quatro ações específicas:
– O intercâmbio de estudantes brusquenses para Karlsruhe e posteriormente uma série de palestras que ocorrerão, relacionadas à viagem – a viagem acontece de 9 a 20 de junho e a programação específica das palestras será realizada durante a Semana do Estudante da rede Municipal de Educação, de 12 a 17 de agosto.
– O lançamento do Livro da História de Brusque, traduzido para o alemão – programado para a integrar a programação de aniversário de 153 anos de Brusque, na primeira semana de agosto, também será realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
– A introdução da língua alemã nas escolas da rede municipal de ensino – já lecionada na EEF Georgina Carvalho da Luz, haverá uma aula inaugural, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Alemanha, para oficializar o ato. Já agendado para o dia 3 de julho, às 16h30min, na escola.
– A Sala Virtual de Brusque – que realiza o resgate do patrimônio cultural construído pelos alemães, por meio de documentos digitalizados. Durante a primeira quinzena de agosto será realizado um ato especial quando o livro da história de Brusque será disponibilizado digitalmente.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque