Comércio de Brusque atende em horário estendido
A expectativa é de que as vendas aumentem mesmo com os problemas econômicos enfrentados ao longo do ano
A expectativa é de que as vendas aumentem mesmo com os problemas econômicos enfrentados ao longo do ano
Desde segunda-feira, o comércio brusquense aplica o horário especial de Natal. Até o dia 23 de dezembro, as lojas abrem durante a semana das 8h às 21h. Tradicional nesta época do ano em razão das compras natalinas, a ampliação visa alavancar as vendas dos lojistas e proporcionar comodidade aos consumidores.
O horário, segundo o gestor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Carlos Eduardo Vieira, é esperado com ansiedade tanto pelos comerciantes quanto pelos consumidores. Mesmo que a ampliação não seja obrigatória – trata-se apenas de sugestão da CDL -, há grande adesão das lojas.
“O comerciante gosta do horário. E como a maioria adere, aqueles que pensam em não aderir acabam aderindo também. Porque se uma loja abrir e a loja vizinha não abrir, a vizinha vai acabar perdendo cliente. E eles não querem isso. Aqueles que estendem o horário vendem mais”, diz.
A CDL ainda não tem a expectativa de vendas para essa época do ano. Os números serão repassados pela Fecomércio nos próximos dias. Ainda assim, Vieira acredita que o mercado irá reagir com o horário especial. Ele diz que percebe um aumento significativo no movimento de pessoas no centro do município, inclusive, em decorrência do calor.
O otimismo do gestor executivo da CDL não é o mesmo do proprietário do Grupo Vaneg, Samuel Fritz. Nos últimos três meses, as lojas Vaneg não alcançaram as metas estipuladas em cada período. A previsão de Fritz é de que a baixa continue em dezembro mesmo com as vendas de Natal. No entanto, as metas não cumpridas, segundo ele, não são exclusivas da rede.
“O comércio todo está vendendo pouco. Na verdade, a economia do país prejudicou todos os setores em 2014. Geralmente no Natal aumenta de 10% a 20% comparado ao ano anterior. Dezembro é sempre o mês que mais vende. Mas neste ano não vai ser assim, vai ser um aumento tímido”, lamenta.
O pessimismo quanto às vendas, entretanto, não impede que o comerciante abrace o horário estendido. De acordo com Fritz, a Vaneg ficará com as portas abertas até as 21h. Com isto, ele espera que a alavancada de vendas tradicional de dezembro se confirme. A coordenadora de marketing da FIP também tem a mesma esperança. O centro comercial já aderiu a um horário especial.
“A projeção é de que aumentem as vendas, mas está variando bastante por causa da economia nacional. O horário especial está dando um gás, ali pelas 19h ainda tem bastante movimento aqui”, afirma.
Horário especial de Natal
Comércio geral
Dia / Horário
11, 12, 15, 16 , 17, 18 ,19, 22 e 23 8h às 21h
13 e 20 8h às 18h
14 15h às 21h
21 9h às 21h
24 8h às 12h
FIP
Segunda-feira a sábado, das 9h às 20h (até o dia 27 de dezembro)
Domingo, das 11h às 18h (até o dia 11 de janeiro)
Stop Shop
Segunda à sexta-feira, das 9h às 20h
Sábados, das 9h às 19h
Domingos (dias 7, 14 e 21), das 10h às 18h