Comitiva guabirubense acompanha conferência sobre mudanças climáticas na Alemanha

Onze países estão presentes no evento promovido por agência europeia

Comitiva guabirubense acompanha conferência sobre mudanças climáticas na Alemanha

Onze países estão presentes no evento promovido por agência europeia

A comitiva guabirubense que está na Alemanha participou nesta terça-feira, 14, da abertura de uma conferência sobre as condições climáticas mundiais promovida pela agência Engagement Global.

Neste primeiro dia da conferência, foram feitas as apresentações das delegações participantes e dos objetivos do projeto. No total, 11 países estão presentes: oito da África, dois da América do Sul (Brasil e Argentina) e a Guatemala representando a América Central. Cada cidade tem uma parceira na Alemanha com a qual serão desenvolvidos projetos em comum dentro das Parcerias Mundiais para o Clima.

A iniciativa é do governo alemão que, através da agência, custeia todas as despesas de todos os visitantes e pretende estabelecer vínculos técnicos e profissionais para ações de mitigação dos efeitos do aquecimento global. Esse processo teve início em 2011 e está na sétima fase de implantação. Inicialmente, seriam 50 os municípios parceiros. Hoje, o número já chegou a 70 e Guabiruba está inserida no grupo.

O prefeito Matias Kohler avalia a experiência como muito proveitosa. “O objetivo é a discussão sobre a necessidade de medidas universais. Para nós, como cidade próxima de Brusque, Blumenau e Pomerode e que também já estão inseridas, são discussões importantes porque assim conseguimos desenvolver políticas de âmbito regional, não apenas local”, afirma.

O estreitamento com as cidades alemãs é outro ponto positivo, na sua observação. “Principalmente Karlsdorf-Neuthard, de quem somos parceiros desde 2010, e cada vez mais fortemente ligados. O que antes se tratava apenas de uma aproximação cultural e social, agora parte para a frutificação de projetos de interesse mútuo”, ressalta.

Projetos
A conferência acontece até quinta-feira, 16, na cidade de Münster. Sexta, sábado e domingo, o grupo de Guabiruba segue para Karlsdorf onde serão discutidos os últimos detalhes das propostas que serão trabalhadas pelas duas cidades dentro do projeto.

Acompanham o prefeito, a secretária de Meio Ambiente de Guabiruba, Bruna Ebele, e a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Débora Barroero.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio